NOTÍCIAS
Mulher
Anorexia nervosa: cada vez mais mulheres na meia-idade e idosas enfrentam o problema
Foto: Reprodução

Em geral, quanto mais cedo um distúrbio alimentar é diagnosticado, maior o sucesso no tratamento

É um vício do qual não consigo me livrar — diz Sally, de 73 anos, professora aposentada que mora nos arredores de Denver, nos Estados Unidos. Durante décadas, poucas pessoas associavam os distúrbios alimentares a pessoas mais velhas; eles eram vistos como uma aflição de adolescentes e mulheres jovens.

 

Mas pesquisas sugerem que um número crescente de mulheres mais velhas tem procurado tratamento para distúrbios alimentares, incluindo bulimia, compulsão alimentar periódica (conhecida como BED, na sigla em inglês) e anorexia, que tem a maior taxa de mortalidade entre todos os transtornos psiquiátricos e traz consigo um risco elevado de suicídio.

 

Veja também 

 

Penteado estilo ''clean girl'' pode causar alopecia; entenda como evitar

 

Hidratação com fruta popular restaura cabelos secos e quebradiços

Em um artigo de 2017 na revista BMC Medicine, pesquisadores relataram que mais de 15% das 5.658 mulheres pesquisadas atendiam aos critérios para um transtorno alimentar ao longo da vida enquanto estavam na faixa dos 30 e 40 anos. Uma revisão de 2023 de pesquisas recentes relatou que as taxas de prevalência entre mulheres com 40 anos ou mais com diagnósticos completos de transtornos alimentares estavam entre 2,1% e 7,7%. Para os homens, elas eram inferiores a 1%.

 

 

Esses estudos se somam às evidências que sugerem que várias mulheres mais velhas continuam a sofrer de distúrbios alimentares não tratados ou mal tratados desde a juventude.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Alguns distúrbios alimentares são diagnosticados pela primeira vez durante a menopausa, quando muitas mulheres sentem uma perda de controle sobre suas mudanças corporais. Mas, segundo Margo Maine, psicóloga clínica em West Hartford, Connecticut, especializada em distúrbios alimentares: É muito raro que isso aconteça de repente. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.