20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/07/2021

Antiga cidade subaquática de Heracleion revela mais tesouros arqueológicos

Foto: ancientpages

Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Uma vez conhecida como o Reino de Cleópatra, a antiga cidade subaquática de Heracleion revelou mais de seus muitos tesouros arqueológicos. A cidade submersa de 2.700 anos é há muito tempo do interesse de arqueólogos subaquáticos que já fizeram descobertas incríveis enquanto examinavam este local histórico.

 

Localizado na baía de Abu Qir, em Alexandria, os arqueólogos egípcios já haviam descoberto os restos de um grande assentamento, um templo, naufrágios e uma coleção de moedas e joias.

 

Como AncientPages.com relatou anteriormente um sofisticado dispositivo de varredura e pesquisa arqueológica, a missão descobriu que a cidade de Canopus é maior do que se pensava.

 

Veja também

 

Pedaços do 'Livro dos Mortos', do Egito Antigo, são reunidos após séculos

 

Jovem morre de ‘velhice’ ao completar 18 anos, ela tinha o corpo de uma idosa

 

Em 2019, os cientistas descobriram o naufrágio de um navio naufragado de 13 metros de comprimento, deitado no fundo do mar. Dentro havia uma coleção de moedas e potes.

 

 

Durante uma recente missão subaquática conduzida pela missão franco-egípcia e liderada pelo Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM), arqueólogos encontraram restos de um navio militar e um complexo funerário.

 

De acordo com o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, o navio militar afundou recebendo enormes blocos do famoso templo de Amon no século II aC

 

 

“O navio deveria ser atracado em um cais no canal que corria ao longo da face sul do templo, quando foi totalmente destruído durante um evento cataclísmico. Os blocos caídos mantiveram os preciosos restos navais presos ao fundo do canal profundo junto com os destroços do santuário ”, relata o Ahram Online .

 

Não é comum encontrar navios submersos tão antigos quanto este, explicou o arqueólogo francês Franck Goddio. Goddio, que começou a escavar a antiga cidade em 1998, acha que é um dos locais mais exclusivos do mundo. Quando os pesquisadores descobriram o reino perdido de Cleópatra , ficaram surpresos ao ver que vários artefatos submersos permaneceram praticamente intactos.

 

Os cientistas acham que toda a cidade foi completamente submersa, junto com todos os artefatos, estátuas, colunas e outras belezas do palácio de Cleópatra.

 

 

Antes de ser submersa, e antes da fundação de Alexandria por Alexandre o Grande em 331 aC Thonis-Heracleion (os nomes egípcios e gregos da cidade) era a porta de entrada central entre as redes comerciais dos antigos gregos e dos antigos egípcios no Mediterrâneo Mar. É provável que haja vários outros naufrágios no fundo do mar.

 

O que foi descoberto agora mostra que foi “construído de acordo com a tradição clássica e contava com longas articulações de encaixe e espiga e uma estrutura interna bem desenvolvida. No entanto, ao mesmo tempo, também apresenta técnicas de construção egípcias antigas. Era um navio a remo que estava igualmente equipado com uma grande vela, como evidenciado pelo degrau do mastro de dimensões consideráveis.

 

Este escaler tinha fundo chato e quilha chata, bastante vantajoso para a navegação no Nilo e dentro do delta. Algumas características típicas da construção naval do antigo Egito, juntamente com a evidência de reutilização de madeira, indicam que o navio foi construído no Egito. Com um comprimento de mais de 25 m, tinha uma proporção comprimento-largura próxima de seis para um ”, relata Ahram Online

 

Crédito: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

(Foto: Reproduções)

 

Durante as últimas dinastias faraônicas, os gregos foram autorizados a se estabelecer na cidade, o que explica por que há uma grande área funerária grega, toda coberta com ricas doações em parte de Heracleion. Antes da catástrofe, os gregos antigos construíram seus próprios santuários perto do enorme templo de Amon.

 

Importantes vestígios do templo de Amun escorregaram para o canal profundo durante um deslizamento de terra causado por um fenômeno de liquefação de terra. Eles foram descobertos em um estado primitivo de preservação. Eles são testemunhas da riqueza dos santuários desta cidade, agora localizada sob o mar a sete quilômetros da atual costa do Egito.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Thonis-Heracleion, o maior porto egípcio no Mar Mediterrâneo, infelizmente não foi feito para sobreviver. Vários terremotos, seguidos por maremotos, desencadearam liquefações terrestres, causando uma porção de 110 quilômetros quadrados do delta do Nilo, com as cidades de Thonis-Heracleion e Canopus, para entrar em colapso no mar.

 

Fonte: Fatos Curiosos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.