19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/11/2021

Anvisa contraria Saúde e recomenda dose de reforço da mesma vacina

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a aplicação da dose de reforço com vacinação homóloga, isto é, com os mesmos imunizantes das duas doses iniciais. A recomendação foi feita nesta quarta-feira (24/11), em reunião da Diretoria Colegiada do órgão.

 

A decisão contraria orientação do Ministério da Saúde de que a aplicação da dose de reforço seja feita com o imunizante da Pfizer em todos os casos. Ou seja, mesmo que a pessoa tenha recebido a vacina da AstraZeneca ou da Janssen.

 

A Anvisa também anunciou a inclusão da indicação da dose de reforço da vacina da Pfizer na bula do imunizante. A terceira dose deve ser administrada para pessoas com 18 anos ou mais com um intervalo mínimo de seis meses após o recebimento da segunda dose.

 

Veja também

 

Campanha Vacina Amazonas nos shoppings de Manaus retorna nesta quinta-feira (25/11)

 

Governo anuncia R$ 1,4 bilhão para compra de 100 milhões de doses de vacinas contra Covid

 

Pedidos semelhantes foram apresentados à agência pela AstraZeneca e pela Janssen, mas ainda estão em análise.

 

A agência sanitária recomendou a vacinação heteróloga apenas para quem tomou Coronavac. No caso de quem se imunizou com AstraZeneca ou Janssen, a vacina da Pfizer pode ser aplicada como reforço se necessário, mas a preferência é pela dose extra com o mesmo imunizante.

 

“Recomenda-se preferencialmente, vacina heteróloga da tecnologia mRNA aprovada pela Anvisa, para o esquema da vacinação de reforço referente ao esquema primário da vacina Coronavac”, pontuou a diretora Meiruze Sousa Freitas.

 

“Até que a Anvisa decida os dois protocolos já submetidos à Agência para a inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Janssen e da vacina da Astrazeneca/Fiocruz, recomenda-se, preferencialmente, as vacinas conforme o esquema homólogo proposto pelos desenvolvedores para os esquemas da vacinação de reforço referentes ao esquema primário das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Janssen”, declarou Meiruze em seu voto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou a disponibilização da dose de reforço para os maiores de 18 anos. Na ocasião, a agência afirmou não ter sido consultada previamente pelo governo federal sobre a decisão.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.