NOTÍCIAS
Geral
Anvisa mantém proibição de venda e fabricação de produtos Ypê com lotes finais 1
Foto: Divulgação

Decisão reforça restrições contra itens da marca após identificação de falhas no controle de qualidade e risco de contaminação por bactéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu manter a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização de produtos da marca Ypê com lotes terminados em 1. A medida foi confirmada nesta sexta-feira (15), durante reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da agência.

 

A restrição havia sido determinada no início do mês após a identificação de falhas consideradas graves em etapas do processo produtivo da empresa, incluindo problemas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle dos produtos.

 

Após recorrer da decisão, a suspensão chegou a ser temporariamente interrompida, conforme prevê o procedimento padrão da Anvisa. Mesmo assim, segundo a agência, a empresa não retomou a comercialização dos lotes afetados.

 

Veja também 

 

Alergias atingem até 40% da população e impactam mais os centros urbanos

 

Tecnologia amplia controle de infecções hospitalares e fortalece adesão à higiene das mãos na Hapvida

 

Com a nova deliberação, parte da Resolução 1834 volta a valer imediatamente, proibindo novamente a fabricação, venda e utilização dos produtos listados pela agência que possuem lotes com final 1.

 

A Anvisa informou, no entanto, que ainda irá analisar o mérito do recurso apresentado pela empresa antes de uma decisão definitiva sobre o caso.

 

Durante a reunião desta sexta-feira, a diretoria também decidiu suspender temporariamente a exigência de recolhimento dos produtos contaminados. Segundo a agência, a medida ficará em análise até a avaliação de uma proposta apresentada pela fabricante.

 

Entre os produtos atingidos pela suspensão estão detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes das linhas Ypê, Tixan Ypê, Bak Ypê e Atol.

 

De acordo com a Anvisa, um dos principais riscos identificados foi a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, conhecida pela resistência a antibióticos e pela capacidade de provocar infecções, especialmente em pessoas imunocomprometidas ou com doenças respiratórias crônicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A lista de itens afetados inclui produtos como Lava Louças Ypê, Lava Roupas Líquido Tixan Ypê, Lava Roupas Ypê Premium, Desinfetante Bak Ypê, Desinfetante Pinho Ypê e outros produtos com lotes terminados em 1. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.