Anvisa ordena apreensão e proíbe três suplementos sem registro, incluindo um que tem como base a planta ora-pro-nóbis
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nessa terça-feira (2/12) a apreensão e o fim de produção de três suplementos que eram vendidos no país. O consumo deles, alerta o órgão fiscalizador, também deve ser interrompido.
A ação atingiu os suplementos Prosatril, Erenobis e Óliver Turbo. A agência informou que todos os itens circulavam sem registro no órgão ou cadastro que garantisse sua segurança aos consumidores.
A fiscalização também apontou uso de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) na composição do suplemento Erenobis, fabricado pela empresa Ms Comércio de Produtos Naturais Ltda.
Veja também

Trend nas redes, raspar os cílios pode causar lesões nos olhos
Prefeitura de Manaus destaca importância da prevenção combinada no combate ao HIV/Aids
O uso desta planta em produtos alimentares industrializados foi proibido pela Anvisa em abril deste ano por falta de evidências científicas sobre eficácia e segurança.

Foto: Reprodução
A ação fiscal incluiu ainda o Prostatril, da mesma Ms Comércio de Produtos Naturais Ltda, que alegava ser fonte de vitamina E e zinco, e de possuir registros na Anvisa — mas eles eram falsos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Também foi retirado do mercado o Óliver Turbo, fabricado pelo Instituto Oliver Cursos Preparatórios Ltda. A empresa alegava falsamente que o produto possuía certificados da Anvisa para melhorar os estudos e aumentar o foco e concentração. Alegar efeitos terapêuticos como esses é proibido para qualquer suplemento.
Fonte: Metrópoles