A própria empresa realizou o recolhimento voluntário após identificar que o teor de creatina
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa de origem desconhecida. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (25), também proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso do produto em todo o país.

Segundo a agência, o suplemento apresenta composição e procedência indeterminadas, o que impede a garantia de segurança ao consumidor. Além disso, foram identificadas propagandas com alegações terapêuticas irregulares, como promessas de combate a inflamações, fortalecimento das articulações, alívio de desconfortos e melhora da mobilidade, o que não é permitido para alimentos.
A Anvisa destacou que esse tipo de divulgação pode induzir o consumidor ao erro, ao atribuir efeitos medicinais a produtos que não possuem registro para essa finalidade. A medida busca proteger a saúde pública e evitar o uso de substâncias sem comprovação de eficácia e segurança.
Veja também

Vacina contra HPV segue disponível para crianças, adolescentes e grupos prioritários em Manaus
Em outra decisão, a agência determinou a suspensão de lotes de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, fabricadas pela empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda. Os lotes atingidos são 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026.
De acordo com a Anvisa, a própria empresa realizou o recolhimento voluntário após identificar que o teor de creatina estava fora dos limites estabelecidos pela regulamentação. Também foram encontradas irregularidades na rotulagem e uso de alegações não autorizadas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A agência informou ainda que as inconformidades incluem divergências sobre o fabricante e outras falhas que comprometem a conformidade regulatória e a segurança do produto. O consumo dos lotes suspensos deve ser interrompido imediatamente.