26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
04/11/2020

Ao lado do vice-presidente, Wilson Lima afirma que proteção da floresta e do cidadão é prioridade

Foto: Reprodução

Governador frisou importância de parcerias internacionais

 O governador Wilson Lima e o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, visitaram as instalações do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, nesta quarta-feira (04/11), junto com a comitiva de ministros e chefes de missões diplomáticas que ficará no Amazonas, até esta sexta-feira (06/11).

 

O objetivo da viagem, articulada pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido por Mourão, é apresentar as políticas ambientais executadas, na região, para combater ilícitos e promover o desenvolvimento sustentável.

 

A comitiva é formada pelos chefes de missões diplomáticas da África do Sul, Espanha, Peru, Colômbia, Canadá, Suécia, Alemanha, União Europeia, Reino Unido, França, Portugal e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Também participam os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

 

Veja também

 

Em Silves, Wilson Lima destaca avanços nas obras do Campo de Azulão

 

Governador Wilson Lima anuncia criação de Central de Segurança Alimentar

 

Em entrevista coletiva no Censipam, o governador ressaltou que a presença da comitiva no Amazonas é importante para que a comunidade internacional conheça o que está sendo feito no estado, na área ambiental, inclusive com o apoio de parceiros externos.

 

“Nós temos algo em torno de 97% da nossa área preservada, intacta, e a vinda dos embaixadores aqui é importante para a gente mostrar o que tem sido feito aqui no Amazonas, com o apoio que a gente tem tido, sobretudo, da Alemanha, com a ajuda que nos deu na construção da nova sede da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio que a gente está tendo, a parceria com Peru, Colômbia, União Europeia e, naturalmente, para que a gente possa construir outras parcerias”, afirmou Wilson Lima.

 

Segundo ele, o diálogo com o Governo Federal tem sido essencial para que o Amazonas avance em temas como a regularização fundiária, o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e o estímulo à bioeconomia, estratégias para manter a floresta em pé e gerar renda para a população.

 

“Nós precisamos proteger a floresta, os recursos naturais, disso nós não abrimos mão, mas também temos que proteger o povo da floresta, o cidadão. O CAR (Cadastro Ambiental Rural), por exemplo, para o qual nós temos um recurso alocado de cerca de R$ 30 milhões do Fundo Amazônia, vai ser fundamental para o pessoal da agricultura familiar, porque através desse cadastro ele vai conseguir suas licenças ambientais”, completou o governador.

 

Parceiros - O vice-presidente Hamilton Mourão também frisou o papel dos parceiros privados e governamentais no apoio às políticas de proteção à Amazônia, principalmente por meio da transferência de recursos a projetos prioritários.

 

“A nossa visão dentro do Conselho da Amazônia é atrair o parceiro privado para que ele, junto ao Governo do Estado, e o Governo do Estado é aquele que sabe quais são os projetos prioritários. Que ele invista naquilo que vai melhorar infraestrutura, oferecer maneiras de você explorar a biodiversidade, se traduzindo em bioeconomia, e consequentemente, gerando emprego e renda à população”, disse Mourão.

 

Agenda - Durante a visita ao Censipam, o grupo conheceu as principais ações empregadas pelo Ministério da Defesa na proteção e monitoramento da Amazônia.

 

O serviço conta com estações meteorológicas, plataformas de coleta de dados, radares meteorológicos e de vigilância, sensores aeroembarcados, estações de recepção de dados e uma rede integrada de telecomunicações, possibilitando o trabalho integrado entre órgãos das diversas esferas.

 

Amanhã (05/11), as autoridades visitam o laboratório modelo de investigação de crimes ambientais, na Superintendência da Polícia Federal, no Dom Pedro I, e o Projeto Integrado de Colonização Bela Vista, em Iranduba. Às 17h, haverá entrevista coletiva no Comando Militar da Amazônia, na Ponta Negra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

A agenda inclui, ainda, viagem a Maturacá e São Gabriel da Cachoeira, na sexta-feira (06/11), onde as autoridades visitam o 5º Pelotão de Fronteira, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva e a Casa de Apoio à Saúde Indígena.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.