25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
16/09/2020

‘Operação Centurião’ cumpre mandados judiciais e prende um dos criminosos mais procurados na Venezuela. VEJA VÍDEO

Foto: Divulgação

Delegado Cícero Túlio dá voz de prisão ao criminoso mais procurado da Venezuela

Na manhã da última terça-feira, 14, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas, em ação integrada com a Polícia Federal, a Divisão de Inteligência e Captura do Estado de Roraima e o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela, deflagrou a Operação Centurião.


A operação capturou e cumpriu o mandado de prisão do líder de uma organização criminosa que operava na Venezuela com veículos roubados, alienados e com restrições judicia.


Os carros eram "esquentados" com apoio de pessoas vinculadas ao Instituto Nacional de Transporte Terrestre da Venezuela, órgão equiparado ao Denatran no Brasil.

 

Veja também

 

IMAGEM FORTE! Usuário de drogas e com passagem na polícia por roubo é executado com sete tiros na comunidade Monte Sião, Zona Leste de Manaus

 

IMAGEM FORTE! Policial militar é baleado na perna e bandido atingido no peito durante tiroteio no Conjunto Oswaldo Américo, Zona Norte de Manaus

 

Um dos veículos apreenedidos na ooeração


A quadrilha foi responsável por remeter mais de 50 veículos, dentre roubados, alienados e objetos de garantia por restrição judicial para países como Venezuela e Colômbia


Os veiculos, apos ingressarem em solo estrangeiro, eram "esquentados" mediante emissão ilegal de documentos junto a órgãos estatais, apos o que havia a confecção de placas clandestinas, viabilizando tais automotores a circular livremente nos países do eixo Mercosul.


A partir do compartilhamento de provas da Policia Federal em Tabatinha com a DERFV, foi possível iniciar as investigações sobre o caso, tendo sido possível identificar a participação de criminosos alvos de outras operações da DERFV.

 

"El Chuchu" é revistado pelos policiais envolvidos na "Operação Centurião" 


Em tabatinga três veículos, um deles importado e blindado, além de um Onix e um HB20, que estavam em vias de ingressar em solo colombiano, foram apreendidos em cumprimento a mandados de busca e apreensão.


Em Boa Vista de Roraima foi capturado o lider da Organização Criminosa, o venezuelano José Jesus Figuera Alcala, vulgo "El Chuchu" , 30 anos, além de um veículo Ford Ka, vermelho, que seria destinado a Venezuela a partir do município de Santa Helena de Uairen.


"El Chuchu" era considerado um dos criminosos mais procurados da Venezuela e estava foragido do país há cerca de três meses quando o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela (CIPC) deflagrou uma operacão e prendeu quatro integrantes da sua quadrilha que eram responsáveis por legalizar clandestinamente os veículos.

 

Policial do Dicap do Estado de Roraima interroga o criminoso 


Os veículos eram remetidos a Venezuela através da inserção de dados indevidos nos sistemas de informação do Instituto Nacional de Transportes Terrestres da Venezuela.


Os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos Policiais e determinados pela Juíza Careen Aguiar no último dia 10 de setembro de 2020.


“El Chuchu” foi indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual, estelionato, e será encaminhado ao Centro de Recebimento e Triagem (CRT) no Complexo Penitenciário Anísioo Jobim (Compaj) onde ficará a disposição da Justiça.

 

No final da operação o delegado Cícero Túlio apresentou

líder da quadrilha na Dicap de Roraima (Fotos: Divulgação)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

VEJA VÍDEO:

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.