25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
28/11/2020

Após 'repique' de Pazuello, número 2 da Saúde cita 'pequeno aumento' de casos

Foto: Reprodução

Elcio Franco, secretário-executivo do ministério, atribuiu a alta dos números ao

O secretário-executivo do Ministério da Saúde , Élcio Franco, disse na sexta-feira (27) que o país sofre um "pequeno aumento" de casos da Covid-19. Ele fez a declaração ao ser questionado sobre o sentido da declaração do ministro Eduardo Pazuello, que ontem falou que as regiões Sul e Sudeste do país passam por um "repique" .

 

Pazuello falou em "repique" de casos e de mortes, afirmando que basta olhar os dados no sistema da própria pasta. Hoje, Franco afirmou que não tem sido registrada alta de mortalidade, o que o ministério considera ser uma consequência da orientação do governo de se fazer o tratamento precoce.
 

O secretário-executivo atribuiu o aumento de casos nas últimas semanas, em parte, ao afrouxamento de medidas de segurança com as eleições municipais, comícios e festas. A média móvel (dos últimos sete dias) registrada hoje foi de 31,6 mil casos por dia, maior marca desde setembro, segundo balanço das 13h do consórcio dos veículos de imprensa.

 

Veja também

 

Mourão diz que garimpo em terras indígenas é 'eterno jogo de gato e rato'

 

Mourão tenta amenizar crise com a China após provocações de Eduardo Bolsonaro

"Quando o ministro falou de repique, é que nós identificamos e a própria mídia mostrou isso um afrouxamento, uma negligência das medidas de proteção, como a manutenção de uma distância de segurança, evitar aglomerações, uso da máscara, higienização de mãos e superfícies, uso de ambientes ventilados, todos aqueles cuidados que nós vinhamos tomando", afirmou Franco.

 

"Então, com o advento das eleições municipais, comícios e outros eventos, até de festas, tem havido uma negligência e isso pode estar em parte explicando um pequeno aumento nas curvas epidemiológicas , em particular nas regiões Sul e Sudeste (...). Mas não temos observado também um aumento na taxa de letalidade", complementou.

 

Questionado sobre as orientações da pasta à população, no momento de alta de casos e tendo em vista as festas de fim de ano que se aproximam, Franco descartou medidas de isolamento , dizendo que elas não têm eficácia. Segundo ele, a recomendação continua a mesma, com ações como procurar atendimento médico nos primeiros sintomas, higienizar mãos e manter distância segura.

 

"Não há eficácia também com relação a qualquer medida de isolamento. E ela se presta para que possamos adequar a rede de atenção à saúde . Isso já foi feito em todo o país", disse Franco.

 

Ele citou aumento de leitos, extensão de horários de atendimento em unidades de saúde, criação de centros de referência para Covid-19 como exemplos das medidas que, na sua avaliação, o Brasil adotou de forma muito adequada para reforçar a rede de saúde.

 

"Não há porque se falar novamente em medidas de distanciamento social , de isolamento. Não é o caso", enfatizou.

 

Apesar da declaração do secretário, alguns estados já trabalham num cenário de escassez de leitos para o tratamento da Covid-19 , após a nova alta de casos. Nesta sexta-feira, o Rio de Janeiro registrou ocupação de 92% nas vagas para pacientes graves na rede pública do estado e lista de espera de 120 pessoas.

 

Helio Angotti, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, ressaltou a diferença entre isolamento, que seria aplicável às pessoas com diagnóstico positivo, e o isolamento social.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

"Um distanciamento seguro não quer dizer isolamento social, não quer dizer lockdown , não quer dizer isolamento horizontal. (...) Também há trabalhos recentemente publicados que dizem que a chance de transmissão em pessoas assintomáticas é baixa e pode até mesmo inexistir, mas isso também está em estudos", finalizou. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.