26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
20/05/2020

Após Jair Bolsonaro confirmar, Rodrigo Maia tira adiamento do Enem da pauta

Foto: Reprodução

Segundo o presidente da Casa, o PL que obriga o governo a postergar a data do exame permanece em discussão até que Bolsonaro anuncie, oficialmente, o adiamento

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu retirar de pauta o requerimento de urgência para projeto de lei do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o presidente Jair Bolsonaro anunciar, no Facebook, a postergação da data da prova. “Tenho que confiar na palavra do presidente da República”, disse Maia, apesar dos apelos da oposição para votar o projeto enquanto não sair uma portaria com o adiamento.

 

Mais cedo, Maia disse que manteria o projeto na pauta enquanto o anúncio do adiamento fosse dado apenas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. “O ministro, me desculpa, não posso acreditar nesse ministro”, disse, enquanto presidia a sessão. O Ministério da Educação anunciou em um comunicado que adiará “entre 30 e 60 dias” a realização do Enem.

 

O líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), chegou a questionar, em plenário, a decisão de manter o projeto na pauta, argumentando que Maia tinha o direito de esperar a confirmação do presidente da República, "mas, do ponto de vista da eficiência, não faz sentido votar alguma coisa que já está resolvida”. Ficou decidido que, se até o fim da sessão do plenário Bolsonaro não divulgasse o adiamento, os deputados votariam o projeto.

 

Veja também

 

Inep anuncia que Enem 2020 será adiado em até 60 dias

 

Inscrições para o Enem terminam na sexta

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

O embate tem um pano de fundo. Lira, até então independente, se aproximou do governo e deve indicar o novo presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) – ele esteve reunido com o próprio ministro na terça-feira para tratar disso. O cargo era ocupado até dezembro por um afiliado político do presidente da Câmara - e, ao demiti-lo, Weintraub saiu acusando Maia de atrapalhar o governo por causa da perda do cargo.

 

Globo/Valor 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.