14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
04/08/2023

Apenas 5% dos brasileiros fazem terapia, mas 1 a cada 6 usam medicamentos, mostra pesquisa inédita sobre saúde mental

Foto: Reprodução

Novo levantamento revela ainda que 11,9% da população realiza tratamentos alternativos, como meditação, ioga e fitoterapia

O Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população, segundo a última estimativa global de transtornos mentais feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão.


Ainda assim, somente 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, uma indicação geralmente adotada como terapia primária para lidar com questões de saúde mental. Cerca de 19% chegaram a se consultar em algum momento com um psicólogo ou um psiquiatra no decorrer do último ano, porém a grande maioria não passou de cinco encontros.

 

É o que mostram os resultados de uma nova pesquisa feita pelo Instituto Cactus, entidade filantrópica ligada à promoção do bem-estar psíquico, junto à AtlasIntel, empresa especializada em pesquisas e dados. As instituições criaram o Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM), um novo indicador para monitorar o tema no país a cada seis meses.

 

Veja também 

 

Pessoas com doenças cardíacas podem fazer exercícios? Médico responde

 

Prefeitura reforça importância do aleitamento materno na abertura do Agosto Dourado

Os dados da primeira edição, feita neste ano, mostram ainda que, dos poucos brasileiros que acessam a terapia, 43% começaram recentemente, há menos de um ano. Além disso, os que mais aderem à modalidade terapêutica são os jovens, estudantes, brancos, mulheres, com renda mais alta e maior escolaridade.

 

A pesquisa destaca a diferença considerável entre a adesão à psicoterapia e o número de pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos para problemas emocionais, comportamentais ou relacionados ao uso de substância. Segundo o levantamento, 16,6% da população, 1 a cada 6 brasileiros, faz uso de remédios, 77,7% há mais de um ano.

 

Saúde mental: Indicador inédito mostra os 4 perfis dos brasileiros que mais sofrem no país; veja os grupos, entenda os motivos e hábitos que influenciam


“É possível observar um aumento da associação entre uso de medicamentos à medida que o indivíduo experienciou com mais frequência bullying, dor crônica, consumo de cigarros e briga com familiares. O mesmo foi observado entre pessoas que reportaram menor frequência de relações sexuais e se sentiram menos atraentes”, diz a pesquisa.

 

— Eu vejo muitas pessoas sendo apenas medicadas quando no mundo inteiro tem-se focado em abordagens multiprofissionais. Não é algo contra os remédios, mas muitas vezes eles sozinhos não vão ser suficientes. Isso é um problema no país, mas é uma tendência mundial. Nossa civilização é pouco acolhedora, pouco solidária, os regimes de trabalho são muito exigentes e frustrantes, e muitos acham que vão resolver apenas com remédio — avalia a psicanalista Rosana Onocko, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

 

Barbie precisa de terapia? Especialistas viralizam ao falar sobre personagens do cinema que deveriam fazer tratamento; veja lista
Ana Carolina Peuker, pós-doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e CEO da Bee Touch, startup de saúde mental, diz que em alguns levantamentos costuma ver até uma prevalência maior de pessoas que usam medicamentos.

 

— Às vezes chega a 20%. A pesquisa não fala sobre automedicação, mas é algo que vemos muito nos levantamentos também. Só que, embora seja superior ao percentual que faz psicoterapia, precisamos levar em consideração também que o tratamento de saúde mental pode ser indicado de diversas formas, nem sempre a terapia será para todos, ou precisará estar acompanhada no caso do remédio — diz ela, que é uma das diretoras da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 
Além da psicoterapia e dos medicamentos, os dados mostram que 11,9% dos brasileiros realizam tratamentos alternativos para a saúde mental, como meditação, ioga e fitoterapia – mais que o dobro daqueles que aderem à psicoterapia.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.