e a dor estiver localizada no lado inferior direito do seu abdômen, pode ser um sinal de apendicite, uma condição que requer atenção médica urgente
Você já parou para pensar no papel do apêndice? Esse pequeno órgão, que muitos consideram desnecessário, se encontra entre o intestino delgado e o intestino grosso, especificamente na primeira porção do intestino grosso chamada de ceco.
Muito semelhante a um dedo de luva com cerca de 10 centímetros, o apêndice pode ser pequeno, e embora possa parecer um órgão sem função, ele desempenha papeis importantes no nosso organismo. Mas quando há algo errado com ele, é necessário um atendimento médico urgente.
O apêndice contém tecido linfático que ajuda na produção de anticorpos e serve de abrigo para bactérias benéficas que são importantes para o bom funcionamento do intestino. Em situações de diarreia aguda, quando há um desequilíbrio na flora bacteriana intestinal e um aumento das bactérias infecciosas, o apêndice age como um “porto seguro”.
Veja também
Picadas de aranhas são segunda causa de envenenamento no país
Hospital do Coração Francisca Mendes realizou mais de 17 mil consultas, de janeiro a agosto
Nele, as bactérias boas se protegem e, após a resolução da infecção, rapidamente acabam repovoando o intestino. Assim, mesmo que o apêndice seja frequentemente removido em casos de apendicite, seu papel na manutenção da saúde intestinal não deve ser subestimado.
A apendicite ocorre quando o apêndice é inflamado. O problema surge quando a drenagem do muco produzido pelo apêndice é obstruída. Ou seja, esse muco se acumula, dilata o apêndice e comprime os vasos sanguíneos, semelhante a um torniquete, levando à necrose das células e, assim, ao rompimento do apêndice, conhecido como apendicite supurada.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Nos jovens, a inflamação acontece por conta de uma resposta do tecido linfático do apêndice a infecções virais ou bacterianas. Já nos idosos, as causas comuns ocorrem por conta de fezes endurecidas, tumores ou até vermes intestinais. Qualquer uma dessas obstruções pode levar a uma dor intensa na região inferior do lado direito do abdômen.
Fonte: Metrópoles