24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
24/11/2023

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Simpósio discute a ciência do solo, em Itacoatiara

Foto: Reprodução

Além de impulsionar a troca de experiências entre pesquisadores, o evento oferece minicursos e visitas ao Museu de Solos da Amazônia

Com o objetivo de promover a interação e o treinamento de discentes, profissionais, produtores e professores sobre temas relacionados à ciência do solo na Amazônia Ocidental, será realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, o “V Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental: Governança de solos na Amazônia Ocidental”.

 

O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023.

 

O simpósio acontece em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Veja também

 

Bombeiros militares da Base Arpão socorrem mulher em trabalho de parto dentro de bote no município de Coari, interior do Amazonas

 

Idam conclui mutirões de atendimentos nas comunidades Palestina e Terra Santa, em Manacapuru

 

 

A ideia é ressaltar os principais projetos, ferramentas e metodologias inovadoras a respeito do manejo, uso e conservação dos solos e da água, considerando o cenário ambiental, econômico e social. Os estudos envolvem a física, gênese, classificação, processos, propriedades e a fertilidade do solo.

 

A atividade é reconhecida pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (do inglês Food and Agriculture Organization).

 

A instituição estabelece o 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo, e apoia iniciativas de divulgação da importância dos solos para a manutenção da vida.

 

O Simpósio é coordenado pelo pesquisador Luís Antônio Coutrim dos Santos, idealizador e responsável pelo Museu de Solos da Amazônia, professor da UEA e diretor do “Núcleo Regional Amazônia Ocidental” da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

 

O público-alvo são alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas federais, estaduais e particulares de Itacoatiara; graduandos, pesquisadores, professores de nível técnico e superior; profissionais das ciências ambientais, agrícolas e florestais; produtores rurais e comunidades da região.

 

A programação inclui palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e sessão de pôsteres. Durante a exposição no Museu de Solos do Amazônia (Musoam), os participantes terão acesso a monólitos (perfis de solos preservados), amostras de rochas e minerais de diferentes ambientes fisiográficos da região do Médio Amazonas. Após a realização do evento, os materiais ficarão em exposição permanente no local.

 

“O bom uso do solo tem sido, na maioria dos casos, negligenciado pelas pessoas e a consequência disso é o crescimento contínuo de problemas ambientais como erosão, poluição e contaminação de áreas rurais e urbanas, deslizamentos de terra e assoreamento de cursos de água”, destaca o coordenador.

 

Sobre o desenvolvimento de atividades relacionadas a ciência do solo, o pesquisador ressalta a importância do uso de ferramentas tecnológicas de simples acesso.

 

“O mapeamento e análise indireta de diversos atributos físicos, químicos e biológicos, e metodologias didáticas aliadas a oficinas inovadoras, poderão orientar o gerenciamento mais assertivo da exploração do solo”, comenta.

 

Em uma reflexão sobre qual será o direcionamento da Ciência do Solo nos próximos anos, ele explica que o mundo precisará dar mais atenção às questões ambientais: “Solo continuará no centro de discussão para a produção de alimentos e matéria-prima.

 

É um recurso natural e finito em escala geológica, e será fundamental e estratégico para a qualidade da água, o combate à fome e a produção de fontes renováveis de energia”, adverte.

 

 

INSCRIÇÕES

 

Para participar do evento, é preciso fazer a inscrição através do site https://museudesolosdaamazonia.com/

 

 

SOBRE O PAREV

 

Fotos:Divulgação / Acervo do Pesquisador.

O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.