27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
08/03/2024

Após frente fria, temperaturas voltam a subir em todo o Brasil; país pode ter nova onda de calor na próxima semana

Foto: Reprodução

Massa de ar quente que está entre o Paraguai e o norte da Argentina deve influenciar o clima nos próximos dias. Temperaturas podem chegar a 40°C em algumas regiões

Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, as temperaturas voltam a subir em todo o Brasil no fim de semana. De acordo com a Climatempo, as chuvas também devem ser mais isoladas, com pancadas em algumas regiões.

 

A frente fria vinda do Sul do país causou fortes temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta semana. Mas, de acordo com a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, o sistema já se afastou do país.

 

"A chuva vai dar uma trégua pelo Brasil nos próximos dias. E, com menos chuva, a temperatura tem mais liberdade para subir", comenta a meteorologista.

 

Veja também

 

Desmatamento no Cerrado vai chegar a 12 mil km² em 2024, caso ritmo se mantenha

 

Há 30 anos, academia e população local se unem pela proteção dos bugios do Rio Grande do Sul

Os modelos de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que um volume baixo de chuvas deve ser registrado no Brasil nos próximos dias. A meteorologista ainda acrescenta que as chuvas devem vir em forma de pancadas, algo característico do verão.

 

Com a diminuição no volume de chuvas prevista, o nível do Rio Acre, que atingiu marcas históricas nos últimos dias, deve começar a baixar lentamente.

 

Com a elevação gradual das temperaturas ao longo do fim de semana, o país pode ter uma nova onda de calor na próxima semana.

 

De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

 

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem ter calor intenso até sexta-feira (15).

 

As maiores temperaturas devem ser registradas no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo. Nesses locais, pode ser registrada a terceira onda de calor do ano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve acontecer entre quarta (13) e quinta (14). 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.