Pleito que estava travado desde 2025 será realizado em maio e definirá lista para escolha final do governador
A eleição que definirá o novo desembargador representante da advocacia no Tribunal de Justiça do Amazonas voltou a avançar após a Justiça derrubar a liminar que suspendia o processo. A decisão havia sido concedida à advogada Caroline Frota e interrompia temporariamente o andamento do pleito.
Com a revogação da medida, o presidente da seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) publicou despacho convocando oficialmente a votação para o dia 14 de maio, encerrando um impasse que se arrastava desde novembro do ano passado.
A disputa tem sido marcada por forte movimentação nos bastidores e intensa articulação entre grupos internos da entidade. A vaga, destinada ao chamado quinto constitucional, é considerada estratégica dentro do Judiciário estadual.
.
Veja também

Buscas por vítimas de naufrágio em Manaus entram em nova fase após dois meses
Pelo modelo adotado, os advogados irão escolher, por voto direto, uma lista sêxtupla composta por três homens e três mulheres. Em seguida, o plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas reduzirá essa relação para três nomes, sem obrigatoriedade de paridade de gênero.
A decisão final caberá ao governador do estado, que poderá indicar qualquer um dos três selecionados, independentemente da ordem de votação entre os desembargadores.
O processo ocorre em um contexto político atípico. A eleição está prevista para acontecer poucos dias após a escolha de um governador interino pela Assembleia Legislativa, responsável por completar o mandato após a saída dos titulares do cargo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A expectativa é que esse chefe do Executivo tenha a atribuição de definir o nome que ocupará a vaga no tribunal, concluindo um processo que mobiliza a advocacia amazonense há meses.