23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
19/05/2023

Aquecimento é uma etapa importante na atividade física; entenda motivo

Foto: Reprodução

Entenda a função do aquecimento e saiba qual tipo adotar para melhorar a sua performance durante os treinos

Na prática esportiva, existem diferentes tipos de aquecimento: ativo ou passivo, geral ou específico. Assim, é comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual escolher.

 

Por isso, a educadora física Joicy Vanessa, conhecida nas redes sociais como Joicy Maromba, explica a diferença entre cada aquecimento e por que é importante realizá-lo antes dos treinos. Confira!

 

Veja também

 

Endocrinologista desvenda 4 mitos e verdades dos hormônios do apetite

 

Ménage por pena? Veja problemas de presentear com sexo a três

TIPOS DE AQUECIMENTO 


O aquecimento ajuda a elevar a temperatura corporal para que os músculos se tornem mais flexíveis e não sofram lesões. Isso pode ser feito através de exercícios de baixa intensidade (aquecimento ativo), fontes externas de calor (aquecimento passivo), movimentos que que mobilizem várias partes do corpo (aquecimento geral) ou apenas regiões específicas (aquecimento específico).

 

O aquecimento geral ativo, por exemplo, além de aumentar a temperatura corporal e muscular, também prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade física. Para isso, ele deve ser sempre progressivo e gradual, com intensidade suficiente para elevar a temperatura corporal sem causar fadiga.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 


De acordo com a educadora, o aquecimento oferece diversos benefícios ao corpo. Entre eles estão o aumento da elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos, aumento do fluxo sanguíneo e melhora da função do sistema nervoso central. Ela explica que o movimento antes do exercício, alonga as fibras musculares, o que ajuda a relaxar o músculo e aumentar a flexibilidade.

 

“Durante a musculação, já realizamos movimentos de alongamento e contração, mas é importante aquecer adequadamente antes do treino. Embora muitas pessoas acreditem que o aquecimento deva ser feito apenas na esteira, na verdade ele pode variar dependendo do tipo de exercício a ser realizado. Você pode aquecer nas máquinas que usará no dia, mas com baixa carga”, sinaliza.

 

POR ONDE COMEÇAR? 


A especialista conta que começar com pesos mais leves pode melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões. “Se você vai treinar membros inferiores, é importante lubrificar as articulações antes de começar. Isso pode ser feito por meio de exercícios como agachamentos sem peso, leg press e cadeira extensora com carga leve”, orienta. “Dessa forma, você avisa à musculatura que irá se exercitar e evita lesões ou desconforto durante o treino”, completa.

 

Além disso, outros métodos também são recomendados, como os exercícios aeróbicos na esteira ou bicicleta e os alongamentos que, embora possam reduzir a força máxima durante os treinos, não devem ser totalmente abandonados. O importante é escolher um tipo que funcione para o seu treino e que ajude a evitar lesões e melhorar o desempenho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Consultar um profissional de educação física ou fisioterapeuta pode ser uma ótima maneira de personalizar seu aquecimento e garantir uma sessão de exercícios segura e eficaz”, finaliza Joicy.

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.