05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/06/2022

Aquecimento: qual a melhor maneira de se preparar para a musculação

Foto: Reprodução

Aprenda a fazer um bom aquecimento

O aquecimento, nem sempre, é levado a sério pelos praticantes de atividades físicas em geral. Mas, ao contrário do que alguns imaginam, deixar de preparar o corpo para o treino pode ser extremamente perigoso, provocando dores, lesões e até mesmo reduzindo o desempenho esportivo.

 

Na musculação, também é comum encontrar pessoas que desprezam o aquecimento. Seja por preguiça ou falta de conhecimento, partir para o treino com carga sem nenhum tipo de preparação também é perigoso.

 

Mas, por outro lado, existem ainda alguns indivíduos que até acham que estão se aquecendo, quando, na verdade, estão realizando apenas um estímulo ineficiente.

 

Veja também

 

No date, no namoro e no casamento, preservativo garante sexo seguro

 

A água do mar serve para curar feridas abertas?

 

"Eu percebo entre os novos alunos alguns erros de treino. Porém, o principal, por incrível que pareça é o aquecimento, afinal ele faz parte do treino e as pessoas não consideram algo importante", comenta o educador físico, Leandro Twin.

 

COMO REALIZAR UM BOM AQUECIMENTO NA ACADEMIA, ANTES DO TREINO DE MUSCULAÇÃO

 

Segundo o especialista, é necessário ter equilíbrio para fazer um bom aquecimento. Afinal, ele não pode ser algo pesado e complexo para a musculatura, mas também pouco adianta se ele for muito leve e fácil de realizar. O ideal é que o aquecimento seja um estímulo moderado.

 

"O primeiro ponto que nós temos que entender é que o aquecimento requer um grau de intensidade. Se for leve demais, não vai fazer diferença nenhuma. No aquecimento, você deve sentir um estímulo mediano, ou seja, abaixo do treinamento e acima da inércia que você está", conta o treinador.

 

Outro ponto revelado por Twin é que, na musculação, o aquecimento deve acontecer de acordo com o seu treino. O objetivo é "bombear sangue para os músculos que serão trabalhados e aumentar a lubrificação das articulações", diz o especialista. Portanto, ele não precisa, necessariamente, ser realizado com exercícios a parte.

 

"O melhor exercício para aquecimento é sempre o primeiro de cada grupamento muscular. Se o primeiro exercício do dia for o agachamento livre, eu vou usar ele para o aquecimento. Porém, não vou usar toda a carga que conseguiria, vou utilizar aproximadamente 50%. Isso parece uma carga alta para um aquecimento, mas é o que precisamos, algo que gere algum desconforto. Faremos três séries de aquecimento. Por exemplo, quem agacha com 50kg de cada lado, fará o aquecimento com 25kg, cerca de 15 a 20 movimentos, com mais ou menos 1 minuto de intervalo entre essas séries", recomenda o treinador.

 

Esse tipo de aquecimento vai aumentar o fluxo sanguíneo da musculatura que será trabalhada durante o treino. É comum, inclusive, que algumas pessoas se sintam um pouco cansadas após essa preparação. Mas, isso é totalmente normal. A dica, nesse caso, é esperar até três minutos antes de iniciar o treino. Para que o corpo consiga se recuperar e ter um bom desempenho dali em diante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Fazendo dessa maneira, dificilmente você irá se machucar. Vale lembrar também que a musculação é o esporte menos lesivo", finaliza Twin.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.