18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
21/04/2023

Arara-azul-de-lear nasce no Zoo São Paulo com ajuda de biólogos que salvaram ovo trincado

Foto: Reprodução

O Zoológico de São Paulo comemora o nascimento de uma arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção no Brasil. A ararinha sobreviveu após biólogos localizarem o ovo, com a casca trincada, dentro do ninho. O nascimento aconteceu no final de fevereiro com o filhote pesando 20,5 gramas.

 

Segundo o zoológico, o casal de araras Maria Clara e Francisco realizou a postura de três ovos, mas dois foram acidentalmente quebrados por eles. O terceiro ovo foi localizado rachado e recolhido e levado para a incubação artificial, já que havia riscos de contaminação.

 

A ararinha segue em observação recebendo alimentação apropriada e é acompanhado por biólogos e veterinários.

 

Veja também

 

Biden pedirá US$ 500 mi para Fundo Amazônia, dez vezes mais que o inicialmente planejado

 

Secretário Nacional de Defesa Civil estará em evento sobre crise climática no TCE, na próxima semana

 

Maria Clara e Francisco chegaram ao Zoológico de São Paulo em 2004 e 2006, respectivamente, vítimas do tráfico de animais, após apreensão da Polícia Federal e do IBAMA. O casal reproduziu 17 aves. Duas delas foram soltas na natureza, no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia.

 

Ararinha logo após o nascimento — Foto: Paulo Gil

 

O sexo do novo filhote só será verificado por exame de DNA. Ele é irmão do Teobaldo - primeira arara a nascer no país, há oito anos, no âmbito do programa de preservação.

 

Nascimento aconteceu em fevereiro após biólogos salvarem ovo trincado — Foto: Paulo Gil

Fotos: Reprodução

 

SOBRE A ARARA-AZUL-DE-LEAR

 

A ave é endêmica da caatinga baiana, e está classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

O Zoológico de São Paulo apoia o projeto de conservação do Governo Federal, por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O objetivo do programa de manejo é estabelecer uma quantidade suficiente para reserva genética e preservação da espécie, além de subsidiar o programa de revigoramento populacional - aumento do número de indivíduos em seu habitat ou local original, o Boqueirão da Onça.

 

Fonte: G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.