03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
17/06/2021

Área desmatada da Amazônia em maio corresponde à cidade do Rio de Janeiro, mostra Imazon

Foto: Reprodução

Grandes campos em desmatamento próximo à BR319, na cidade de Realidade (AM)

Quase toda a cidade do Rio de Janeiro desmatada. Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado nesta quarta-feira, mostra que foram detectados 1.125 km² de desmatamento na Amazônia Legal em maio deste ano. A área corresponde quase ao tamanho do município do Rio. O número é também o maior da série histórica para o mês dos últimos dez anos, segundo o Imazon.

 

Os dados mostram que é a terceira vez consecutiva que o desmatamento bateu recorde em dez anos. Os meses de março e abril também registraram os piores índices desde 2012.

 

A área desmatada em maio deste ano foi 70% superior ao total devastado no mesmo período de 2020, que foi de 660 km2.

 

Veja também

 

Salles é alvo de protesto na Esplanada dos Ministérios realizado por servidores do Meio Ambiente

 

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Manaus realiza programação especial no parque do Mindu, neste sábado

 

O monitoramento na região da Amazônia Legal é feito pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon e que utiliza imagens de satélites (incluindo radar) para monitorar a floresta.

 

Desmatamento saltou 14% em 2020 em todo o Brasil | Notícias e análises  sobre os fatos mais relevantes do Brasil | DW | 11.06.2021

 

Os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na última sexta-feira, têm números ainda maiores. Mostram maio como o pior mês dos últimos cinco anos na Amazônia, com desmatamento de 1.391 km², um aumento de 67% em relação ao ano passado. Ambos os sistemas, do Imazon e do Inpe, indicam uma tendência de crescimento.

 

Pesquisador do Imazon, Antônio Fonseca avalia que esse ritmo de aumento do desmatamento, que começou em 2012 e tem se intensificado nos últimos anos, com destaque nos últimos meses de março e abril, é preocupante devido ao período no qual ocorre:

 

Desmatamento na Amazônia bate recorde pelo terceiro mês seguido, aponta  Imazon | Pará | G1

 

— Isso é bastante significativo, principalmente porque está ocorrendo no período chuvoso na região amazônica, que, historicamente, tem tendência de ter áreas desmatadas bem menores comparando com o verão amazônico.

 

Isso porque no período chuvoso, o acesso à floresta é mais difícil, explica Fonseca.

 

O SAD, do Imazon, mostra também que Pará e Amazonas foram, respectivamente, os estados que mais desmataram. Juntos, eles somaram 688 km² de desmatamento em maio, o que corresponde a 60% do total detectado na região amazônica. A área equivale ao tamanho da cidade de Salvador.

 

As cidades paraenses Altamira, São Félix do Xingu, Novo Progresso e Itaituba estão no topo do ranking das que mais desmataram em maio no estado, que registrou ainda seis das dez unidades de conservação e cinco das dez terras indígenas onde foram detectadas as maiores áreas desmatadas.

 

Pelo 3º mês seguido, desmatamento na Amazônia é o maior em 10 anos - Brasil  - SBT News

Fotos: Reproduções

 

Já no Amazonas, as cidades de Lábrea, Apuí e Novo Aripuanã figuram no ranking dos dez municípios onde foram registradas as maiores destruições da floresta. Seis dos dez assentamentos que mais registraram florestas desmatadas também estão no estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O terceiro estado que mais desmatou em maio foi o Mato Grosso (20%), seguido de Rondônia (12%), Acre (4%), Maranhão (3%) e Roraima (1%).

 

Fonte: Globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.