Projeto iniciou em maio e será finalizado em setembro, sendo desenvolvido pelo PhD Levi Guimarães
Servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) participaram, entre os dias 17 a 25 de maio, do treinamento de Mapeamento e Melhoria de Processos (Lean Office), na sede da Secretaria de Estado de Administração e Gestão, localizada na Av. Constelação, 30 – Conj. Morada do Sol, Aleixo.
O projeto está sendo promovido pela Agência Reguladora, utilizando metodologias conhecidas e aplicadas mundialmente. Durante a primeira parte, mais de 50 colaboradores participaram do treinamento, formando quatro turmas, sendo dois dias de treinamento para cada. Ao todo, serão quatro fases do projeto, sendo a última finaliza em setembro de 2023.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou que o objetivo do curso é identificar os desperdícios, padronizar os serviços, quebrar paradigmas e pensar fora da caixa, promovendo maior eficácia nos procedimentos desenvolvidos na autarquia. “Após a finalização do projeto, que terá duração de cinco meses, iremos dar continuidade, aplicando todos os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto”, completou.
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Para o instrutor do curso, o consultor e professor em Melhoria Contínua, PhD Levi Guimarães, o treinamento foi bem proveitoso, possibilitando alinhar os conhecimentos entre os funcionários.
“Conseguimos mapear mais de dez processos e identificar 15 oportunidades de melhoria. Isso tudo somente nos dias de curso, imagine quando estiver na prática dentro da Agência Reguladora. Temos muitas oportunidades, é só o começo”, ressaltou.
TÉCNICAS E PRÓXIMAS FASES
As abordagens utilizadas no primeiro dia de treinamento foram: princípios e ferramentas do Lean Office, 5S, Ciclo de Melhoria Contínua PDCA e Kaizen, além de identificar os desperdícios nos processos administrativos e a importância do trabalho padronizado.
Já no segundo dia, aconteceu o Mapeamento, em que a turma se dividiu em grupos e puderam escolher diferentes processos administrativos, mapeando a situação atual de como é realizado, identificando oportunidades de melhorias e, consequentemente, elaborando um mapa de estado futuro com as melhorias já implementadas.
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Segundo Guimarães, a segunda fase será na sede da Arsepam, com a escolha de processos para serem mapeados e padronizados em cada departamento. Na terceira fase, será a identificação de melhorias e a elaboração de planos de ação. A quarta e última fase é acompanhar a implementação das melhorias.