NOTÍCIAS
Esportes
Arthur Zanetti se aposenta como atleta e traça novos rumos na ginástica: 'Difícil dizer adeus'
Foto: Reprodução

Campeão olímpico das argolas escreve carta aberta de despedida como atleta e vai iniciar trajetória como técnico

"É difícil dizer adeus." Arthur Zanetti transcreveu em palavras o sentimente de deixar as competições. Aos 34 anos, 27 deles a serviço da ginástica artística, o campeão olímpico das argolas anunciou o fim de sua carreira como atleta. Chegou a hora da aposentadoria, anunciada neste domingo no "Esporte Espetacular" e em uma carta aberta.

 

- Chegou o ponto final na carreira de atleta. Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa parte de atleta porque queria, mas o corpo tá falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor. Já tava vindo, tava sempre naquela indecisão se parava ou não, mas aí o ano passado eu decidi, sentei com o Marcos (Goto, técnico), sentei com várias pessoas, minha família... e a gente decidiu que o melhor era parar pra seguir a vida de outro modo - contou o agora ex-ginasta.

 

Arthur Zanetti disputou três Olimpíadas. Foi o primeiro atleta latino-americano campeão olímpico ao vencer as argolas de Londres 2012. Na Rio 2016, conquistou a prata em casa. Foi para o tudo ou nada na final dos Jogos de Tóquio e acabou fora do pódio. No curto ciclo olímpico para os Jogos de Paris 2024, porém, as lesões minaram o caminho. Ele nem pôde tentar uma vaga. Passou por uma cirurgia no braço esquerdo em maio do ano passado.

 

Veja também

 

Flamengo e Metrópoles Sports negociam jogo contra Volta Redonda no Distrito Federal

 

Primeiro UFC de 2025 tem brilho de brasileiros e ''nocaute do ano''

 

- Logo quando fiz a cirurgia, falei: "Quero continuar". Me recuperei, comecei a treinar, mas vi que meu corpo já não estava respondendo do mesmo jeito. Então, a cirurgia foi uma parcela, mas os últimos três anos foram um basta. Abriu os olhos: "Você já fez o que tinha que fazer, agora é olhar pra frente e fazer outra coisa pro bem da ginástica" - explicou o campeão olímpico.

 

Apesar de se aposentar como atleta, Arthur Zanetti não vai deixar o ginásio de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde treina desde os sete anos de idade. Agora vai dar os primeiros passos como professor e técnico. No ano passado, também teve experiências como árbitro e como comentarista de ginástica.

 

- Agora aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade - disse Arthur Zanetti.

 

Além das duas medalhas olímpicas, Zanetti tem quatro medalhas em Mundiais (um ouro e três pratas), seis em Jogos Pan-Americanos (três ouros e três pratas) e tantas em etapas de Copa do Mundo que até ele perdeu as contas. Chegou a ficar quase dois anos invicto entre 2012 e 2014. Um raro domínio que lhe rendeu o apelido de "Rei das Argolas".

 

Arthur Zanetti conquista o ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres 2012 — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

 

Arthur Zanetti vai seguir sob o comando de Marcos Goto, agora na função de professor de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

- Isso não é um adeus. A ginástica me deu muito e eu ainda sinto que posso contribuir com o esporte. É um novo começo pra mim - disse Arthur.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.