18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
02/04/2024

Atenção viajantes: Certificado de Vacinação contra Febre Amarela segue com emissão somente via 'Meu SUS Digital'

Foto: Girlene Medeiros/ FVS-RCP

Conforme mudança nacional, FVS-RCP deixou de realizar atendimento presencial para emissão do documento, desde 2023, e certificados são gerados automaticamente após registro da vacina nos postos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforça a todos os viajantes que o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (CIVP) continua a ser emitido, desde 2023, somente via “Meu SUS Digital” (antigo ConecteSUS), o site e aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A FVS-RCP deixou de emitir o documento, procedimento que realizada no formato presencial, quando funcionava com posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

O CIVP, credenciado pela Anvisa, é exigido para entrada em alguns países tropicais, para comprovar a vacinação contra a febre amarela. Além de ser um requisito regulatório, o certificado também serve como um lembrete para os viajantes sobre a importância da vacinação antes de embarcar em uma viagem.

 

Veja também

 

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO É CELEBRADO NESTA TERÇA

 

Masking: o que é a camuflagem do autismo e como atrapalha diagnóstico

 

A mudança de regras para emissão do documento está disponível, desde 2023, no sistema de emissão do CIVP. Conforme a Anvisa, os registros de vacinação de febre amarela, realizados nos postos de vacinação, são gerados automaticamente com o certificado no “Meu SUS Digital”.

 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância de os viajantes buscarem a emissão do documento no “Meu SUS Digital”.

 

"É importante que os viajantes estejam cientes de que o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela não é mais emitido com suporte da FVS-RCP. Seguindo orientação nacional, a emissão está disponível para acesso apenas por meio do Meu SUS Digital”, disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Os viajantes que buscam obter o CIVP contra Febre Amarela devem acessar o “Meu SUS Digital” e seguir as instruções para emissão do documento, disponíveis no site do Governo Federal (https://abre.ai/jkR4) e no próprio aplicativo “Meu SUS Digital” (https://abre.ai/jkR5), que prevê a informatização e integração dos dados de saúde. Ambos necessitam de login e senha da plataforma GOV.BR

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.