NOTÍCIAS
Economia
Atividade econômica recua 0,2% em julho, mas registra alta de 1% em um ano
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,2% em julho, na comparação com junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16). O resultado representa a segunda queda consecutiva do indicador, após retração de 0,6% registrada no mês anterior.

 

A queda foi influenciada principalmente pela agropecuária, que recuou 1,2%, enquanto a indústria teve baixa de 0,4%. O setor de serviços permaneceu estável no período. Os impostos sobre produtos também apresentaram retração de 0,2%.

 

Na comparação com julho de 2025, porém, o IBC-Br apresentou alta de 1,1%. No período, a agropecuária avançou 3,7%, os serviços cresceram 1,3% e a indústria teve alta de 0,5%.

 

Veja também

 

iFood anuncia investimento de R$ 24 bilhões no Brasil até 2027

 

Brasil precisa mais que dobrar investimentos para zerar déficit em infraestrutura

 

No acumulado dos primeiros sete meses de 2026, o indicador registra crescimento de 1,5%. Em 12 meses, a expansão também chega a 1,5%.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

O IBC-Br reúne dados de setores como indústria, comércio, serviços e agropecuária e é acompanhado como um indicador da atividade econômica brasileira. Embora tenha metodologia diferente da utilizada pelo IBGE no cálculo do PIB, o índice é usado pelo mercado para avaliar a trajetória da economia. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.