26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
30/10/2020

Atlético-MG fecha 'outubro das trevas' e terá novembro decisivo para seguir na briga pelo Brasileiro

Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG

 O ano de 2020 caminha para a reta final e vai ser encerrado com apenas nove meses "produtivos" para o futebol no Brasil. Maio, abril e junho foram meses sem nenhuma partida disputada pelos principais clubes do país, em função da pandemia de Covid-19. Dos nove meses de bola rolando no Brasil no ano, dois ainda não começaram. Sobram sete. Desses, o que está sendo finalizado (outubro) foi um período que o Atlético-MG tem motivos para esquecer. E, claro, não repetir.

 

Outubro foi o segundo pior mês do Galo na temporada (veja o gráfico abaixo). O time disputou seis jogos, com apenas duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o que reflete em um aproveitamento de 44,4% (a título de comparação, rendimento próximo ao que o Ceará, 10º colocado, tem no Brasileirão).

 

Veja também


Análise: Flamengo reduz marcha, mas chega ao destino e completa invicto maratona de outubro


Corinthians tem pior sequência na história da Arena e vê aproveitamento despencar

 


O único mês pior foi fevereiro, quando o Galo venceu os mesmos dois jogos, mas teve sete disputados. Houve ainda três empates e duas derrotas. Na ocasião, um agravante: os jogos tinham, teoricamente, um nível de exigência menor. O time - então comandado por Rafael Dudamel - tropeçou contra Tombense, Unión (Argentina), Campinense, Caldense e Afogados-PE, e a série de resultados ruins (e eliminações) custou o emprego do técnico venezuelano.

 

Em outubro, os tropeços foram contra Fortaleza e Bahia (derrotas fora), Fluminense e Sport (empates em casa). De toda forma, a queda de produção foi muito evidente, justamente porque o "outubro das trevas" veio logo depois de um setembro quase perfeito - o melhor mês do Atlético no ano, com 83,3% de aproveitamento (cinco vitórias e uma derrota).

 

Mês novo, vida nova?


Os ciclos são ideais para renovações, recomeços. Pensando assim, o Galo pode projetar uma "vida nova" em novembro, de preferência com resultados bem distantes daqueles apresentados no mês que está terminando. E o próximo ciclo de 30 dias será decisivo na briga atleticana pelo Brasileirão, sonho do clube e título que não vem há quase 50 anos.

 

A equipe de Jorge Sampaoli terá, a princípio, cinco jogos em novembro. São três partidas fora e duas em casa (veja a sequência abaixo). Os jogos serão sempre com no mínimo cinco dias de distância entre um e outro, o que significa dizer que o técnico argentino terá tempo para descanso, recuperação e treinamento dos atletas. As "semanas cheias" voltam a ser padrão, isso, claro, caso o jogo pendente - contra o Athletico-PR - não seja marcado para alguma data de novembro.

 

Jogos do Atlético em novembro


Palmeiras x Atlético, dia 2, em São Paulo (19ª rodada)


Atlético x Flamengo, dia 8, no Mineirão (20ª rodada)


Corinthians x Atlético, dia 14, em São Paulo (21ª rodada)


Ceará x Atlético, dia 22, em Fortaleza (22ª rodada)


Atlético x Botafogo, dia 28 (a confirmar), no Mineirão (23ª rodada)


Domènec Torrent e Jorge Sampaoli voltarão a se enfrentar em novembro; no Flamengo x Atlético da 1ª rodada, deu Galo no Rio — Foto: André Durão

Foto: André Durão

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além do desafio de recuperar o bom desempenho dos meses anteriores a outubro e do calendário "folgado", detalhe que joga a favor, o mês de novembro também tem confrontos diretos, que geralmente impactam diretamente a campanha de qualquer clube nos pontos corridos. Palmeiras (7º) e Flamengo (2º) são os próximos dois adversários. Cenário ideal para o Galo iniciar o novo ciclo com o pé direito e provar que a oscilação ficou para trás, em um outubro para ser esquecido.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.