Henrique Costa brilha com dois ouros na velocidade, enquanto Duda Miguel conquista o título no arremesso do peso e Emanueli Hein vence os 3.000 metros em Foz do Iguaçu.
O atletismo brasileiro encerrou sua participação nos Jogos da Juventude Caixa 2026 com resultados expressivos após três dias de disputas, entre 20 e 22 de outubro, no complexo poliesportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A competição terminou com oito recordes do campeonato superados e jovens atletas em destaque em diferentes provas.
Um dos principais nomes da etapa final foi Henrique Costa de Carvalho, de 17 anos, representante de São Paulo. Depois de vencer os 100 metros rasos no primeiro dia, ele conquistou também o ouro nos 200 metros, com o tempo de 21s62, garantindo uma dobradinha na velocidade.
Atleta do Esporte Clube Praia Grande, Henrique treina com Rodrigo da Silva Rosa, conhecido como Guto, a quem atribui parte importante de suas conquistas. O jovem tem como objetivos disputar um Mundial Sub-20 e, futuramente, chegar aos Jogos Olímpicos.
Veja também
.jpg)
Gabriel Medina perde final em Portugal e vê disputa pelo título mundial ficar mais apertada
O treinador destacou a evolução do atleta, que vinha buscando o resultado há três anos. Em 2026, Henrique já havia conquistado o título brasileiro sub-18 nos 200 metros, com 21s24, e a medalha de prata nos 100 metros, com 10s71.
Nos 200 metros masculinos, Saulo Ahsley Soares de Freitas Menezes, de Alagoas, ficou com a prata, ao marcar 21s83. O bronze foi para Giancarlo Luiz da Conceição, de São Paulo, com 21s93.
DISPUTAS FEMININAS TÊM NOVOS CAMPEÕES
Na prova feminina dos 200 metros rasos, Maria Fernanda Milani da Cruz, do Paraná, conquistou o ouro com o tempo de 24s87. Laura Vendramin Fratta, do Rio Grande do Sul, terminou em segundo lugar, com 25s04, enquanto Thayná Custódio Ramos Costa, do Rio de Janeiro, completou o pódio com 25s16.
Outra atleta que chamou a atenção foi Marya Eduarda Miguel da Silva, conhecida como Duda, de 17 anos. Representando Minas Gerais, ela venceu o arremesso do peso feminino com a marca de 15,87 metros.
Irmã da arremessadora Ana Caroline Miguel, de 27 anos, Duda superou dificuldades pessoais e físicas durante a competição. A jovem enfrentou a perda da mãe pouco antes dos Jogos, além de dores que exigiram o uso de bandagens, e competiu sob chuva e frio.
Após conquistar o ouro, Duda afirmou que a medalha tinha um significado especial por ser uma homenagem à mãe. Ela também agradeceu aos treinadores, à irmã e às pessoas que a apoiaram durante sua trajetória.
As paranaenses Mariana Machado Oenning, com 15,15 metros, e Maria Gabriela Maier, com 13,10 metros, completaram o pódio do arremesso do peso.
EMANUELI HEIN VENCE OS 3.000 METROS
Nos 3.000 metros rasos, a vitória ficou com Emanueli Maiara Hein, do Rio Grande do Sul. Aos 16 anos, a atleta estabeleceu sua melhor marca pessoal ao concluir a prova em 10min17s21.
Representante da Associação Noroeste Runners (ANR) Ijuí Atletismo, Emanueli treina com Fábio de Moura e celebrou o resultado como reconhecimento de uma temporada de evolução.
Em 2026, ela também conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-18 nos 3.000 metros e o título brasileiro sub-23 nos 5.000 metros, além da prata na mesma distância no Brasileiro Sub-20.
A medalha de prata nos 3.000 metros dos Jogos da Juventude ficou com Ana Laura Domingues Trevisan, de São Paulo, com 10min24s69. Masiel Flamand, de Santa Catarina, levou o bronze, com 10min40s26.
COMPETIÇÃO REGISTRA OITO RECORDES
Ao longo dos três dias de disputas, os atletas estabeleceram oito novos recordes dos Jogos da Juventude. Cinco marcas foram superadas nas provas de marcha atlética: duas nos 3.000 metros femininos e três nos 5.000 metros masculinos.
Entre os destaques estão Gabrielle Beatriz Barros da Silva Souza, do Distrito Federal, com 14min47s14, e Mateus Ribeiro Pereira dos Santos, também do Distrito Federal, com 15min13s15.
Outros dois recordes foram registrados no salto em altura. Lucas Martins Silva, de Mato Grosso, e Naftaly Magalhães de Jesus, de São Paulo, alcançaram 2,06 metros.
A oitava marca foi estabelecida por Arthur Peterson Bilger, de Minas Gerais, que venceu os 3.000 metros masculinos com o tempo de 8min39s43.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Os resultados completos do terceiro dia de competições estão disponíveis no portal oficial dos Jogos da Juventude.