Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai decidir sobre ampliação progressiva da mistura do etanol à gasolina
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (17/0) que vai levar ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda em 2025, a ampliação progressiva, de 27% para 30%, da mistura do etanol à gasolina. O CNPE, órgão que assessora o presidente da República, é que decide sobre a implementação da mistura.
Silveira anunciou que a decisão vai ao conselho ao participar do evento “Combustível do Futuro: Rumo ao E30 e à Autossuficiência da Gasolina“, em Brasília (DF).Ele destacou os investimentos no setor do etanol nas últimas décadas e falou em “sinergia” da indústria automobilística, do agronegócio, da agricultura familiar e do setor energético.
Durante a cerimônia, foram apresentados os resultados dos testes para a evolução da mistura do etanol à gasolina a 30% (E30), realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com apoio de fabricantes de veículos (Anfavea, Sindipeças, Abraciclo, ABEIFA e outros representantes).
Veja também
Feirão da Sabesp oferece condições especiais para quitação de débitos
Clima e foco em exportação explicam alta de alimentos no longo prazo
Os ensaios, realizados em 16 veículos e 3 motocicletas, avaliaram critérios de dirigibilidade, desempenho e emissões. Os testes, coordenados pelo MME, concluíram que as diferenças encontradas não são empecilhos para a adoção do E30. “Não são diferenças significativas a ponto de afetar o motorista no dia a dia”, disse a engenheira Luana Camargos, do Instituto Mauá. Ela explicou que são esperadas diferenças entre um combustível e outro.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os estudos de viabilidade serão encaminhados para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão que assessora o presidente da República e que decide sobre o início da implementação da misturaO programa Combustível do Futuro engloba uma série de iniciativas para incentivar a descarbonização no setor de transportes e mobilidade. A transição energética é uma das bandeiras de Lula neste terceiro mandato.
Fonte: CNN