16 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
11/06/2024

Ave mais perigosa do mundo está ameaçada de extinção

Foto: Reprodução

O casuar-do-sul chama atenção devido ao seu pescoço azul e topete, mas toda essa beleza mortal agora está ameaçada

Os casuares-do-sul são aves magníficas de serem vistas ao mesmo tempo, são os pássaros mais perigosos e irritados do mundo. No entanto, toda essa beleza e agressividade podem não durar tanto tempo, pelo menos não se as coisas continuarem como estão, isso porque eles acabaram de entrar na lista de animais ameaçados de extinção.

 

O casuar-do-sul é uma ave nativa da Oceania que pode atingir mais de 1,5 metros de altura e mais de 60 quilos. Ele possui garras afiadas, pescoço azul neon e uma crista alta e marrom que parece um topete. Esses animais se irritam muito facilmente e quando zangados vão com tudo para cima do seu oponente, sejam cachorros que os atacam, seu reflexo em portas e vidros e até mesmo humanos. Na verdade, sua posição de ave mais perigosa do mundo é devido aos muitos ataques desses pássaros a humanos.

 

Apesar de um casuar-do-sul ter até mesmo matado um homem em 2019, a presença humana em seus habitats é mais perigosa para essas aves do que o contrário, resultando em sua entrada na lista de ameaçados de extinção em um relatório de 2023.

 

Veja também 

 

Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa

 

Pantanal: incêndios disparam mais de 1000% e bacia do rio Paraguai tem seca recorde

Atualmente estima-se que existam apenas 4 mil casuares-do-sul adultos espelhados pela natureza, e esse número só tende a cair. Ações como a perda e fragmentação do seu habitat natural, ataques de cães e principalmente a colisão com veículos são as principais causas de morte desses animais.

 

A perda desses animais possui um impacto na diversidade de seu habitat natural. Isso porque os casuares-do-sul atuam como jardineiros, comendo frutos e redistribuindo suas sementes em fezes pelos quilômetros onde andam. No entanto, a diferença dessas aves para outros animais é que elas são as únicas que conseguem distribuir cerca de 70 sementes, que são consideradas grandes.

 

Para tentar salvar o casuar-do-sul, o governo australianao traçou um plano nacional que contará com apoio de indígenas e conservacionistas (Crédito: Martin Pelanek/ Shutterstock)

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Para tentar aumentar a população desses pássaros, o governo australiano tem tentado implementar algumas medidas em um plano nacional de recuperação que visa trabalhar com grupos indígenas e conservacionistas. As medidas incluem:Existem algumas dúvidas quanto a eficácia do plano, mas espera-se que estejamos indo na direção certo para a preservação do casuar-do-sul.

 

Fonte: Mundo Tec

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.