16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
02/12/2023

Bahia elege o primeiro presidente de clube assumidamente gay

Foto: Reprodução

Emerson Ferretti, ex-goleiro e ídolo do Tricolor vai presidir o clube até 2026

O Esporte Clube Bahia elegeu neste sábado (2) o novo presidente do time: Emerson Ferretti, ex-goleiro e ídolo do Bahia. Ele é o primeiro homem assumidamente gay eleito presidente de um clube de futebol de destaque no Brasil.

 

Ferretti presidirá o clube baiano durante o mandato de 2024 a 2026. Ele vencendo a eleição com 1089 votos, a votação ocorreu tanto presencialmente, na Arena Fonte Nova, quanto à distância.

 

Ele liderou a chapa União Tricolor e substituirá Guilherme Bellintani, que presidiu o Bahia nos últimos seis anos. O ex-goleiro venceu a disputa contra outros cinco candidatos:

 

Veja também

 

Anfitriã, Alemanha enfrentará a Escócia no jogo de abertura da Eurocopa 2024

 

Eurocopa 2024 tem grupos definidos, com Albânia, de Sylvinho, caindo na 'chave da morte'

 

Marcelo Sant'Ana (Revolução Tricolor): 774 votos


Marcus Verhine (Bahia Mais Independente): 673 votos


Leonardo Martinez (100% Bahêa): 485 votos


Jailson Baraúna (Um Novo Bahêa): 158 votos

 

GRUPO CITY


Desde dezembro de 2022, 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Bahia é controlada pelo Grupo City. A proposta garantiu um investimento de R$ 1 bilhão no Tricolor, ao longo de 15 anos, em troca de 90% da SAF e foi aprovada pelo sócios do clube.

 

Apesar da nova presidência, o Grupo City já exerce influência no futebol do clube desde o final da temporada passada. A operação com o grupo foi finalizada em maio deste ano, com a presença do CEO Ferran Soriano.

 

QUEM É EMERSON FERRETTI


Emerson Ferretti, de 52 anos, tem uma trajetória marcada por conquistas como goleiro, sendo bicampeão do Nordeste pelo Bahia em 2001 e 2002.

 

Ele é formado em Administração e tem pós-graduação em Gestão Esportiva, além de experiências em coordenação de esportes, análise técnica e gestão de clubes.

 

Antes de assumir a presidência do Bahia, Ferretti foi presidente do Ypiranga de 2010 a 2017 e atuou como comentarista e professor de Gestão Esportiva. Ele é o quarto presidente do Bahia na era democrática do clube, iniciada após a intervenção de 2013.

 

GAY ASSUMIDO


A eleição de Emerson Ferretti como presidente do Bahia representa um marco importante para a comunidade LGBTQIA+ no mundo do futebol. Este avanço foi destacado por Onã Rudá, ativista, comunicador e fundador do Canarinhos LGBTQ+, um coletivo de torcidas LGBTQIA+ de futebol em uma postagem no Instagram.

 

No post, Onã ressaltou que o Bahia foi pioneiro em implementar ações afirmativas no futebol brasileiro, resultando na criação da primeira torcida LGBTQIA+ plenamente integrada a um clube de futebol na América Latina, a LGBTricolor. Em suas redes sociais, o fundador do coletivo celebrou a vitória de Emerson Ferretti, descrevendo a eleição como “histórica e de uma importância sem precedentes”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Hoje pudemos assistir um membro da nossa comunidade LGBTQ+ com um projeto ousado de gestão receber apoio da principal torcida organizada do clube e chegar à presidência com larga margem de vantagem. 

 

 

Fonte:Revista Fórum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.