14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
31/05/2023

Batata-doce engorda? Tem proteína? 5 mitos e verdades sobre esse alimento

Foto: Reprodução

Muito conhecida e aliada de quem segue uma dieta com foco em ganho de massa muscular, a batata-doce é uma das versões mais famosas do vegetal. Como o nome deixa claro, ela tem sabor suavemente adocicado e, por causa de sua textura, pode ser usada em diferentes preparos, desde purês a escondidinhos.

 

Ela também tem algumas variações, como a batata roxa e a alaranjada e tem índice glicêmico mais baixo que o da batata inglesa - uma de suas principais vantagens em relação à outra opção mais conhecida.

 

Ainda assim, existe uma série de mitos acerca deste vegetal. Para te ajudar a saber mais sobre ele, algumas destas dúvidas estão esclarecidas aqui embaixo. Confira!

 

Veja também

 

Chá para emagrecer e secar a barriga? Confira!

 

Óleo de abacate: para que serve? Como fazer? Conheça os benefícios

"Batata-doce engorda?": mito!


Por causa do nome, algumas pessoas associam a batata-doce ao ganho de peso. É muito difícil determinar se um alimento engorda ou emagrece, já que esse resultado depende da rotina alimentar como um todo e da regularidade da prática de exercícios. Na prática, a batata-doce pode ajudar na perda de peso, por causa da grande quantidade de fibras que prolongam a sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, ela também conta com baixo índice glicêmico graças aos seus carboidratos complexos, que melhoram o desempenho nos treinos e beneficiam o ganho de massa muscular numa dieta com equilíbrio entre carboidratos e proteínas.

 

Batata-doce ajuda a emagrecer? Veja 6 benefícios do alimento

 

"Cachorro pode comer batata-doce?": verdade!


Além da ração, os cachorros de estimação podem consumir alguns tipos de legumes. A batata-doce é um deles. Por ter carboidratos complexos em sua composição, ela não oferece risco de aumentar muito a glicose dos animais e fornece bastante energia, principalmente para filhotes e idosos. Neste caso, ela deve ser cozida em água sem sal e nenhum tempero e oferecida apenas depois de esfriar completamente. As quantidades devem ser moderadas e vão variar de acordo com o tamanho do animal. Por isso, é melhor buscar orientação do veterinário antes de oferecer.

 

Batata doce emagrece? Conheça os benefícios do carboidrato

 

"Batata-doce dá gases?": verdade, mas isso pode ser amenizado com o preparo correto


Graças a alguns tipos de carboidratos que podem fermentar no intestino, a batata-doce é um dos alimentos que podem potencializar a formação de gases durante a digestão, mesmo que sejam saudáveis. Isso não significa que ela não deve ser consumida, já que seus benefícios são muito maiores que este ponto de atenção. O ideal é sempre comer a batata-doce assada ou cozida, já que esses tipos de preparo são mais benéficos para o organismo. Além disso, também vale a pena aliar o consumo do tubérculo ao de temperos e chás digestivos.

 

Chips de legumes e frutas nem sempre são saudáveis: veja como escolher -  25/11/2019 - UOL VivaBem

Fotos: Reprodução

 

"Batata-doce tem proteína?" verdade, mas a quantidade é menor que a de carboidratos complexos


Considerando os dois tipos de batata mais conhecidos e comuns no dia a dia, a batata inglesa ganha da batata-doce no que se trata da quantidade de proteínas por porção. Uma batata de 200g, por exemplo, conta com apenas 2g de proteínas. Ainda assim, ela continua sendo uma opção saudável graças aos carboidratos saudáveis. Numa refeição com a batata-doce, a quantidade de proteínas pode ser equilibrada junto de vegetais como o brócolis e carnes brancas, como o frango.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Batata-doce tem glúten?": mito!


Assim como acontece com diabéticos que precisam controlar a ingestão de açúcar na alimentação, quem é celíaco não pode consumir alimentos com glúten, substância presente em cereais como o trigo e outros alimentos. A batata-doce, porém, não tem glúten. Ou seja: ela pode fazer parte da dieta de quem tem intolerância a esta proteína com tranquilidade, mas as quantidades e frequência de consumo devem ser recomendadas e acompanhadas por um profissional. 

 

Fonte: Taeq

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.