26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
29/09/2022

Beber duas canecas de cerveja por dia pode reduzir o risco de demência, diz estudo

Foto: Reprodução

Beber duas canecas (cerca de 500 ml cada) de cerveja por dia pode diminuir o risco de demência, de acordo com estudo de revisão publicado na edição de agosto da revista científica Addiction.

 

Segundo o jornal britânico The Independent, os cientistas descobriram que aqueles que consumiam até duas canecas diariamente tinham cerca de 38% menos risco de apresentar a doença neurodegenerativa, em comparação com os participantes que não ingeriram cerveja.

 

O estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, avaliou dados de hábitos de consumo e de taxas de demência de 24.478 pessoas com mais de 60 anos. Os resultados apontam que a ingestão leve a moderada de bebida (um a dois drinques por dia) pode gerar risco reduzido de demência, enquanto a abstinência de álcool parecia não fornecer benefícios contra a doença.

 

Veja também

 

As propostas dos presidenciáveis para a economia

 

Aplicativo recebe denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais; veja como relatar

 

No entanto, os pesquisadores também notaram que o consumo excessivo de álcool se mostrou perigoso, revela o jornal britânico.

 

“Em contraste com o consumo excessivo, estudos populacionais já descobriram que a ingestão leve a moderado de álcool parece reduzir o risco de demência quando comparada com a abstinência. O estudo atual encontrou evidências consistentes para sugerir que a abstinência de álcool na vida adulta está associada ao aumento do risco de demência”, comenta a pesquisadora Louise Mewton, da Universidade de Nova Gales do Sul, uma das autoras do estudo, citada pelo The Independent.

 

A pesquisa também alerta que há evidências que sugerem que mesmo níveis baixos de consumo de álcool estão associados a uma pior saúde cerebral e outros problemas, incluindo alguns tipos de câncer.

 

“Por essas razões, aconselhar aqueles que atualmente se abstêm a começar a beber não é recomendado”, afirmam os cientistas.

 

O estudo descobriu que a ingestão moderada (25 g por dia de álcool) pode gerar um risco menor de demência quando comparado à abstinência ao longo da vida.

 

A equipe de cientistas analisou dados de 15 estudos realizados em países dos seis continentes. Os 24.478 participantes foram divididos em cinco categorias diferentes: abstêmios que não bebiam álcool; bebedores ocasionais (1,3 g de etanol por dia); bebedores leves a moderados (1,3g a 25 g por dia); bebedores moderados a pesados ??(25 g a 45 g por dia); e bebedores pesados ??(mais de 45 g por dia).

 

Como mostra o jornal britânico, levando em conta que um litro de cerveja contém cerca de 16 gramas de álcool, os voluntários que bebiam de uma a duas canecas por dia apresentaram risco 38% menor de desenvolver demência em comparação com os abstêmios, enquanto os bebedores ocasionais e leves a moderados eram 22% menos propensos à doença neurodegenerativa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram  

 

É importante dizer que nenhum dos participantes tinha demência no início dos estudos que foram revisados, mas 2.124 diagnósticos positivos foram registrados ao final.

 

Fonte: Trendsbr

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.