19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/05/2023

Biden e Zelensky vão se encontrar neste domingo para reunião bilateral durante o G7, no Japão

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , vai se encontrar com o ucraniano Volodymyr Zelensky neste domingo (21) para uma reunião bilateral durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.

 

Um funcionário do governo americano disse a uma emissora de TV que Biden "continuará a reiterar o apoio firme e resoluto dos Estados Unidos à Ucrânia daqui para frente". Segundo ele, a Casa Branca espera também que a China se envolva mais nas discussões e colabore para que a Rússia se retire do território ucraniano.

 

Participam do G7 os líderes de Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão. Outros países foram convidados para o encontro de Hiroshima, entre eles Brasil, Austrália, Índia, Indonésia e Coreia do Sul.

 

Veja também

 

Japão promete a Lula aprovar isenção de visto de turista para brasileiros

 

Em Hiroshima para participar do G7, Lula se encontra com o primeiro-ministro do Japão

 

LULA E ZELENSKY 

 

Lula e Biden durante reunião no G7, em Hiroshima, Japão — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Foto:Reprodução

 

Mais cedo, a TV Globo confirmou que Zelensky propôs ao presidente Lula uma reunião durante o encontro do G7. A data da conversa entre os dois ainda não foi divulgada oficialmente.

 

Questionado neste sábado (20) sobre o possível encontro com Zelensky, o presidente brasileiro respondeu que não sabia se a reunião entre eles aconteceria.

 

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também disse neste sábado que Biden deseja se encontrar com Lula para falar sobre a guerra da Ucrânia.

 

G7 PEDE À CHINA QUE PRESSIONE RÚSSIA 

 

Em um comunicado divulgado neste sábado (20), os países do G7 querem que a China pressione o governo russo para acabar com o conflito. "Pedimos à China que faça pressão sobre a Rússia, para que o país coloque fim à agressão militar e retire, de forma incondicional e imediata, suas tropas da Ucrânia", diz o texto.

 

Em resposta, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês disse que "o G7 está obstinado em manipular as questões relacionadas com a China. Desacredita e ataca a China".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"A China manifesta seu forte descontentamento e sua firme oposição, apresentando uma queixa oficial ao Japão, país que recebe a cúpula, e às outras partes envolvidas", completou. Em um vídeo divulgado também no sábado, Zelensky avaliou como positiva a sua participação no encontro para buscar apoio contra a invasão russa.

 

Fonte:G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.