15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
01/02/2023

Bolhas de água comestíveis acabarão com garrafas de plástico

Foto: Reprodução

Você já viu o novo método de consumir água? As cápsulas comestíveis prometem acabar com a produção de garrafa plástica.

O futuro sempre nos traz coisas novas, um tanto inovadoras e um diferente jeito de viver a vida. A prova disso são as cápsulas de água comestíveis que está ganhando a internet. O ato de beber água da forma tradicional, geralmente compradas em garrafas plásticas, pode finalmente estar chegando ao fim.

 

As bolhas de água são chamadas de “Ooho!” e vem na quantidade certa para matar a sede e hidratar o seu corpo como ele merece. Quando der sede, é bem simples, basta furar a proteção da água e absorver o líquido. Mas se preferir, pode comer diretamente a bolha inteira e fazer com que ela estoure na boca.

 

Embora os materiais feitos de plástico ainda facilitem nossas vidas, é preciso reduzir a produção pelo bem do meio ambiente. Isso consome muitos recursos não renováveis, visto que somente uma parte é reciclada. Infelizmente, os nossos oceanos estão cheios desses resíduos, principalmente das garrafas de água, causando assim danos aos seres que habitam os mares.

 

Veja também

 

Recorde da maior pizza do mundo é quebrado novamente

 

Entenda a foto de navio que parece invadir a cidade no litoral de São Paulo

 

Mas esse sistema inovador de água potável em bolhas comestíveis e biodegradáveis tem como objetivo diminuir a quantidade de garrafas por aí. Prático, o método já está sendo implementado em alguns países. Em alguns eventos esportivos já é realidade, por exemplo.

 

A ÁGUA COMESTÍVEL DO FUTURO

 

 

Essas novas cápsulas, também chamadas de pérolas, “Ooho!” são tipo um saquinho comestível, mas com água no seu interior. No entanto, poderia muito bem conter suco, por exemplo. Trata-se de um sistema muito prático que não gera resíduos ao beber água. Os engenheiros da Royal College of Art de Londres apresentaram essa inovação há alguns anos e logo despertou o interesse de muita gente. A cápsula é facilmente digerida por nosso corpo.


De acordo com os criadores, a bolha vem com 50 mililitros de água que deve ser consumida em algumas semanas, ou então ela será decomposta de forma natural. Essa é a maior diferença dela com as garrafas que demoram até 500 anos para se decompor no meio. O recipiente consiste em uma membrana dupla feita com dois ingredientes: cloreto de cálcio e alginato de sódio.

 

Os dois, quando combinados, criam uma parede de gel transparente, mas sólida o suficiente para segurar o líquido.

 

OS INGREDIENTES QUE FAZEM DAS CÁPSULAS UM SUCESSO

 

Fotos: Reprodução

 

O alginato de sódio, um dos ingredientes que citamos acima, é um tipo de sal solúvel que pode ser obtido a partir de algas marinhas conhecidas como alginas. O polissacarídeo de algas marrons geralmente é usado na cozinha como um agente gelificante. De acordo com a FAO/OMS, a aplicação do alginato em comidas é totalmente seguro e está presente em diversos sorvetes, geleias e até bebidas lácteas, por exemplo.

 

Enquanto isso, o cloreto de cálcio é um composto químico inorgânico utilizado em diversos produtos alimentícios, como queijos, bebidas energéticas e tofu, por exemplo. Isso por causa da sua grande eficácia como agente antiaglomerante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O projeto de água sólida está sendo realizado nos laboratórios do Skipping Rocks Lab, em Londres. De acordo com os responsáveis, testes ainda são feitos para que logo possa ser uma realidade no mundo inteiro. Segundo eles, a ideia é expandir para outros alimentos, como molhos para refeições feitos para viagem e coquetéis diversos.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.