29 de Maio de 2024 - Ano 10
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05/05/2024

Bolsa da Hermès: por que consumidores fazem fila para comprar itens de luxo

Foto: Reprodução

Empresa francesa virou alvo de polêmica após clientes alegarem restrição de venda da bolsa Birkin nos Estados Unidos

Famosa pela criação de peças icônicas na moda, a Hermès virou alvo de polêmica após ser processada por dois clientes que tentaram adquirir a bolsa Birkin na Califórnia, nos Estados Unidos. A peça, lançada originalmente em 1984, pode custar entre R$ 30 mil e R$ 2 milhões.

 

Os clientes entraram com uma ação judicial em 19 de março deste ano, acusando a marca de vender as bolsas somente a consumidores que já teriam gastado quantias significativas com outros produtos da loja. Na ação, um deles, identificado como Mark Glinoga, relatou que tentou comprar a peça ao longo de 2023, mas obteve a informação de que "precisava adquirir outros produtos da marca".

 

Já a outra cliente, Tina Cavalleri, disse que gastou "milhares de dólares" na Hermès, mas que, quando manifestou o desejo de comprar a bolsa em setembro de 2022, foi informada pela loja que o modelo era vendido apenas para "clientes que haviam sido consistentes" em apoiar o negócio. Com isso, Tina relatou ter se sentido pressionada a comprar mais itens da Hermès. De acordo com a Reuters e agências internacionais, os dois solicitaram à Justiça que não permita a prática da empresa, além de indenização financeira.

 

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EXCLUSIVIDADE

 

 

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Apesar de gerar curiosidade, essa não é a primeira vez que a temática ganha repercussão entre o público. Inclusive, vale destacar que marcas de moda de luxo, como é o caso da Hermès, têm posicionamentos alinhados com a tradição e regulamento próprios da empresa. Em entrevista ao Terra, a curadora do Hub de Moda e Luxo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Katherine Sresnewsky, pontua que as marcas de luxo prezam pela exclusividade e tradição, além do alto preço e elevada qualidade dos produtos. Segundo a especialista, essas características também impactam no valor agregado do negócio.

 

"Tem marcas que não são tão caras e depois ficam muito mais caras, porque se tornam mais desejadas com o passar dos anos. E tem marcas que em algum momento decidem limitar o seu acesso", afirma.Segundo ela, a manutenção desse acesso tem a ver com o pilar de exclusividade fomentado pelas marcas de luxo, como a Hermès. Além disso, a curadora destaca as classificações e ofertas de produtos para atender diferentes tipos de clientes, como a venda de perfumes, óculos e até esmaltes, como a também francesa Chanel.

 

"Nesse mercado, a gente tem alguns níveis. Então, a gente tem o luxo acessível, o luxo intermediário e o luxo inacessível. A maioria dos negócios que trabalham com o mercado de luxo, vamos falar, vamos fechar aqui, para a moda, geralmente hoje já consegue acender essas três segmentações", aponta.

 

 

Fotos: Reprodução/Google

 

Mesmo com a oferta de outros produtos 'mais acessíveis', a especialista reitera que as marcas de luxo trabalham para que o luxo inacessível seja considerado algo 'muito exclusivo' e que essa atuação não é uma novidade nesse mercado."Essa movimentação que acontece hoje, ela não é uma movimentação estranha. Ela é uma movimentação esperada por todas as marcas que pregam pela sua exclusividade", acrescenta.

 

Outro ponto que interfere nessa condição é o desenvolvimento e produção das peças, que, na maioria das vezes, acontece de forma artesanal e com uso de máquinas especializadas. No caso da bolsa Birkin, que foi criada em 1984 e virou hit entre celebridades como Kim Kardashian, Mariah Carey e Lady Gaga, a peça é feita de couro e conta com um processo de curtimento específico, conforme informa a marca em seu site.

 

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"Tem esse processo produtivo muito cauteloso, principalmente em acessórios, artigos de couro. Vamos falar da bolsa que é o artigo mais desejado e um dos maiores símbolos da marca. São produtos, muitas vezes, feitos à mão. Ou são construídos, em grande parte, em máquinas e finalizados à mão", diz o informativo.A manutenção do luxo inacessível e exclusivo é trabalhada não só no universo da moda, mas em outros segmentos, como nos automóveis de alta performance.

 

Fonte: Portal Terra

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