27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/06/2020

Bolsonaristas de acampamento desativado são suspeitos de formar milícia

Foto: PCDF / Divulgação

Chácara em Arniqueira foi alvo de busca e apreensão em operação policial

A Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) investiga uma possível milícia privada estruturada por bolsonaristas. Na manhã de ontem, agentes da especializada, com apoio das divisões de Operações Especiais (DOE) e de Operações Aéreas (DOA) cumpriram um mandado de busca e apreensão em um acampamento dos grupos 300 do Brasil, Patriotas e QG Rural, localizado em uma chácara em Arniqueira.

 

Segundo apuração da Cecor, os extremistas alojaram-se em Arniqueira após deixarem a chácara no Núcleo Rural Rajadinha, região localizada entre o Paranoá e Planaltina, em maio. Na nova instalação, havia duas casas ocupadas pelos apoiadores do presidente, além de barracas armadas. O espaço era monitorado por meio de câmeras de segurança.

 

Veja também


PM do DF usa spray de pimenta para conter bolsonaristas em Brasília

 

Além de Atibaia, Queiroz esteve em Saquarema com ajuda de bolsonaristas

 

Integrantes dos grupos bolsonaristas são investigados pela Polícia Federal, mas também são alvos da Polícia Civil do Distri Federal (PCDF). O delegado Leonardo de Castro, chefe da Cecor, explicou que a investigação ocorre porque “houve abertura de inquéritos para apuração de crimes relacionados a bens, autoridades e moradores do DF. Há casos de ataques ao governador (Ibaneis Rocha), assim como contra jornalistas e profissionais de saúde, por exemplo”.

 

Por meio das investigações, os agentes da Cecor identificaram a possível formação de uma milícia privada. “Esse agrupamento tem como fim o cometimento de crimes. Pode ser que se trate de manifestantes que ultrapassaram os limites de um protesto, ou que o objetivo, específico, dos suspeitos, seja colocar em prática possíveis ataques”, esclareceu Leonardo de Castro.

 

Ainda segundo o investigador, a suspeita de milícia ocorre porque o grupo “organiza manobras e atos que são diferentes de uma simples associação ou organização criminosa”. Na primeira chácara ocupada pelo grupo, foram identificados aparatos e planos para treinamento paramilitar. O artigo 288-A da Constituição Federal considera ilegal “constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar crimes”, sendo que a pena varia de quatro a oito anos de reclusão.

 

“Não está confirmada a formação da milícia, mas isso está sendo apurado. Se confirmado, iremos investigar os financiadores por trás de toda a ação. Também pode ocorrer o indiciamento por porte ilegal de arma de fogo, pois os próprios integrantes dos grupos afirmaram ter armamento em vídeos publicados na internet”, acrescentou o delegado Leonardo de Castro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Na operação de ontem, participaram 30 policiais civis. Houve a apreensão de fogos de artifício, diversos manuscritos com planejamento de ações e discursos, cartazes, celulares, um facão, um cofre (que ainda será aberto) e outros materiais destinados às manifestações. Durante a ação, havia dois hóspedes na chácara. Eles foram intimados a comparecerem na Cecor para prestar depoimento nesta semana. 


Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.