17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/01/2024

Bolsonaristas emplacam narrativa de 'perseguição' nas redes e dominam repercussão sobre operação da PF contra Ramagem

Foto: Reprodução

Levantamento da Arquimedes, feito a pedido do GLOBO identificou 295 mil menções ao deputado no X; 65% em defesa do parlamentar

Alvo de mandados de busca e apreensão por parte da Polícia Federal nesta quinta-feira, o deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem (PL), recebeu o endosso de seus apoiadores nas redes sociais. Segundo um levantamento da consultoria Arquimedes, feito a pedido do GLOBO, 65% das postagens que mencionaram o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram em sua defesa.


De acordo com a pesquisa realizada entre quinta-feira (25) e às 15h desta sexta-feira (26), 295 mil publicações foram feitas sobre o tema no X (antigo Twitter). De um lado, a repercussão favorável a Ramagem foi encabeçada pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que publicou um vídeo antigo no qual o deputado se defendia sobre a acusação de que a Abin teria realizado o monitoramento ilegal de pessoas durante a sua gestão.


O ex-presidente publicou a versão de Ramagem junto a data em que o vídeo fora gravado, em 15 de março de 2023.

 

Veja também 

 

Super Terminais celebra o Dia do Portuário reforçando ações de sustentabilidade na Amazônia

 

Ações da Vale sobem com notícia de que Lula teria desistido de Mantega


Na avaliação do pesquisador da Arquimedes, Pedro Bruzzi, essas gravações foram bem recebidas pelo eleitorado bolsonarista:

 

— O fato do delegado Ramagem ter vídeos do ano passado explicando sua versão foi percebido como um álibi forte — avalia Bruzzi.

 

Além dos vídeos antigos, a base de apoio recorreu a narrativa de "perseguição" e suposto uso político da Polícia Federal. O filho 03 do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi um dos que o caso de Ramagem com o do líder da oposição, Carlos Jordy, que se tornou alvo da PF na semana anterior.

 

"O que os deputados têm em comum? A possibilidade de serem prefeitos das maiores cidades do Rio de Janeiro", escreveu. Jordy é investigado no escopo da "Lesa-Pátria", que apura os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro.

 

Eduardo foi acompanhado do próprio Jordy e de outros políticos como o seu irmão, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

 

Por outro lado, perfis contrários a Ramagem alcançaram 35% do debate, solicitando que a lista de pessoas supostamente monitoradas pelo software da Abin fosse disponibilizada pelas autoridades.

 

Entre os políticos está o deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio, Tarcísio Motta (PSOL), que compartilhou a notícia de que a ex-promotora do caso Marielle Franco, Simone Sibilio, teria sido uma das monitoradas ilegalmente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Por quê? Para quê? A mando de quem? Como? Com a cumplicidade de quem? Essas perguntas precisam de respostas urgentes”, disse. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.