20 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
04/01/2023

Bolsonaristas que controlam ICMBIO no rio Purus tenta se perpetuar no poder continuam a apertar o cerco contra moradores das reservas ambientais. VEJA VÍDEOS

Foto: Divulgação

O chefe da Sesai Carlos Galvão e todo staff do prefeito Gean Barros apoiaram para o Senado (50%) o candidato bolsonarista derrotado Cel Menezes e para Presidente Jair Bolsonaro

*Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - A gestão dos responsáveis pelo Instituto Chico Mendes de Preservação e da Biodiversidade (ICMBIO), com relatório de atividades nas reservas dos rios Ituxi e Médio Purus foram encaminhados às equipes de governo de transição que trabalharam no Centro de Convenção do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

 

No documento, segundo interlocutores que estiveram lá, há relatos de apreensões de produtos em quantidade permitida aos moradores para transporte das reservas à cidade não destinadas às instituições filantrópicas, bem como, ausência de autos de infração em desfavor de infratores.

 

Um caso mais gritante, de acordo com ex-colaboradores da gestão anterior, “foi a apreensão de quelônios na posse de pescador que alegou à fiscalização os bichos pertenciam a uma professora e presidente de Associação da Comunidade Floresta na Resex Ituxi”.

 

Veja também

 

Rombo na previdência do município de Lábrea cresce e já atingiria R$ 60 milhões de 2012 na 2022, afirmam servidores

 

Prefeito de Lábrea é acusado de reter dinheiro do rateio do Fundep, pagar show milionário a cantora femineja e viajar com a família para lugar incerto e não sabido

 

José Maria Maria, duplo Gestor das Resex do Ituxi e Médio Rio Purus,

levee solto, desfruta de férias antecipadas fora todo Estado.

Enquanto isso, extrativistas padecem em Labrea

 

Segundo fontes, “a Ex-Gestora Vanderleide Ferreira de Souza (atual Chefa de Serviço) , autuou e multou em R$ 30 mil a infratora”. Disseram ainda que o atual gestor teria invalidado a autuação. Na prática, seria uma troca de favor, pelo fato de o ICMBIO usar a escola da Comunidade como base de apoio, vez que o órgão não tem uma Casa Parque nem Posto de Observação Florestal (POCOF) na Resex Ituxi.

 

Constam, ainda, no documento, a prisão de um idoso septuagenário por suposto crime de desacato à ex-Gestora do órgão. Fortemente armada, escoltada por policiais, algemado e amarrado aos pés, o idoso fora conduzido à Delegacia ao se recusar entregar velha espingarda e munições de caça.

 

- O caso ainda não foi julgado, nem contra nem a favor ao cidadão, que é septuagenário e um dos pioneiros da Resex do Médio Rio Purus, acrescentaram ex-colaboradores do órgão.

 

OPERAÇÕES SEM AVAL?

 

Segundo Ex-Gestor da Unidade Avançada do ICMBIO, a Coordenadoria Regional (CR-1, em Manaus/AM) deve emitir ordens de serviço e autorizar a Fiscalização. Os agentes devem estar uniformizados, sem o uso de balas-crava, tampouco, “podem agir ao arrepio da lei”.

 

Ao final das operações, acrescenta a mesma fonte, “é feito relatório das ações, da área de cobertura, envio das autuações à CR-1 para lançamento no sistema”. Dessa forma, supostos infratores teriam direito à defesa e a recursos junto ao Ibama - órgão que arbitra valores a pagar aos cofres.

 

TRISTE HISTÓRICO

 

Apesar de vir sendo instado a se manifestar sobre as fortíssimas acusações em supostos abusos e irregularidades à frente da fiscalização ambiental, a ex-Gestora e o atual (Vanderleide Ferreira de Souza e José Maria, esse suposto dono de serraria Tico-Tico e Pica-Pau na Comunidade Limeira, no Rio Purus) , optaram pelo silêncio às tentativas de ligações telefônicas.

 

 

Sem Casa Parque nas Resex, pessoal da Fiscalização

do ICMBIO se agasalha nos Tamiris dos moradores

 

O fato levou o “PORTAL DO ZACARIAS" a aprofundar investigações jornalísticas. Um dos casos, haveria fortes suspeitas de pagamentos indevidos sobre diárias sob responsabilidade dos gestores para servidores e a ex-colaboradores de atuaram na proteção de quelônios nas reservas dos rios Ituxi e Médio Purus. .

 

Segundo informações de servidores do órgão, a dupla aparece ainda como protagonistas em bebedeiras no interior das lanchas da fiscalização nas comunidades com o Gestor José Maria usando carro oficial em bares e casas noturnas, onde passou a ser molestado e sofrer supostas agressões.

 

Pensaria ainda sobre à dupla gestão do ICMBIO ao longo dos quatro anos da era Jair Bolsonaro, a extração ilegal de madeira em planos de manejos florestal dentro e fora das reservas sob a chancela de associações e institutos onde a dupla de gestores do órgão transitaria com “desenvoltura aparente”.

 

Os planos de manejos madeireiros estão localizados no Rio Punicici. Segundo comunitários não pagos pelos serviços, “um suposto Instituto de Proteção Ambiental, com sede em Manaus, em parceria com uma Organização Não-Governamental, liberou motosserras, dinheiro e aparelhos celulares a uma organização para implementação de um projeto madeireiro”.

 

- Os motosserras funcionariam pelo menos 24 horas extraindo madeiras de área com mais de 1.000 ha, afirmam comunitários e indígenas da região.

 

O Gestor em uma derrubada de madeira próxima a suposta serraria

de sua propriedade na Comunidade Limeira do Rio Purus

 

Cabos eleitorais de um candidato derrotado ao Senado e a Presidente da República pelo Partido Liberal (PL), a dupla de gestores da Unidade Avançada do ICMBIO, em Lábrea, na mesorregião do Purus, a cerca de 584 quilômetros da Capital Manaus, não se fez de rogados e foi às reservas pedir votos enquanto seus candidatos estavam no poder (2019-2022).

 

- Deram com os burros n’água, ironizou um ex-Gestor da Coordenadoria Regional da ex-Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

A saga em registros feitos por moradores e indígenas -dentro e fora das Resex dos rios Ituxi e Médio Purus - vai além do que se possa imaginar. O negócio da venda do pescado é do gestor do ICMBIO e não dos moradores, como também o controle das ações de despesca e venda do Pirarucu dos lagos preservados pelos comunitários; “já que a partilha do dinheiro não alcançaria todos os beneficiários das comunidades”.

 

O dinheiro da comercialização do peixe nas reservas, segundo ex-Gestor da Unidade local, “deve ser distribuído entre todos moradores, uma espécie de compensação financeira”. Porém, ocorre que o próprio gestor se junta ao Institutos e compradores do pescado, faz sua própria contabilidade do dinheiro e apenas um reduzido grupo ligado a eles, seria beneficiado”.

 

Nesse contraponto, as comunidades, inclusos indígenas das aldeias dos rios Ituxi e Médio Purus, relatam que “não mais permitirão a interdição dos lagos pesqueiros se for com o mesmo propósito”. O fato tornou-se objeto de abaixo-assinado a ser encaminhado à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), ainda nessa semana.

 

Sobre o assunto em tela, além das denúncias em série encaminhadas ao Governo, as ações de supostos desvios de função, quebra de decoro público, abusos e irregularidade atribuídas à atual gestão do ICMBIO, em Lábrea, a Câmara de Vereadores já teria se manifestado a favor da apuração no âmbito do Governo Federal em falas de dois vereadores da Casa.

 

Extrativistas e indígenas no Purus, pediram e o "PORTA DO

ZACARIAS" divulga contatos de instâncias superiores do

ICMBIO fora dos municípios do Rio Purus. Agirá, todos

os cidadãos podem ter acesso aos órgãos centrais, em

Brasília- um direito sempre negado dentro

e fora das Resex (Foto: Reprodução)

 

No primeiro vídeo mostra o Bar Itabirita onde o gestor do ICMBIO foi flagrado usando o carro oficial do órgão.

 

Já no segundo vídeo morador da Resex Médio Rio Purus faz desabafo e aponta perseguição de agentes fortemente armados e uso de balas-crava em abordagens.

 

E, no terceiro vídeos mostra o fim de farra de agentes do ICMBIO em comunidades extrativistas em mais um final de semana de muitas "latinhas e garrafas de cervejas" no interior das lanchas do órgão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

VEJA VÍDEOS:

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.