02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
09/08/2022

Bolsonaro comemora deflação e diz esperar fenômeno para 2023

Foto: Reprodução

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em evento no Palácio do Planalto

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) comemorou, nesta terça-feira (9), a deflação de 0,65% registrada no mês de julho e anunciou a uma plateia formada pelos setores de avicultura e suinocultura do país o imposto zero sobre ração para peixes a partir do próximo ano, caso seja reeleito.

 

"Estão acontecendo coisas boas. Acabou de ser anunciada mais uma deflação. Tenho certeza que, para o ano que vem, [ocorrerá] outra deflação", disse Bolsonaro durante evento em São Paulo.

 

A deflação é a queda de forma generalizada dos preços num período e, se persistente, significa uma fraqueza da atividade econômica. O número de 0,65% em julho foi o maior da série do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), iniciada em janeiro de 1980, e representa o 15º resultado negativo do índice no período de 511 meses, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Veja também

 

Bolsonaro 'prevê' deflação no Brasil após queda no preço da gasolina

 

Partido de Bolsonaro infla números do Auxílio Brasil em documento

 

Desde 1980, houve apenas uma estabilidade do indicador, em junho de 2010. Nos demais 495 meses, as variações apresentadas pela inflação oficial ficam entre 0,01% (registradas em maio de 2000, julho de 2010, julho de 2014 e junho de 2019) e 82,39% (apurada em março de 1990).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A deflação do mês é justificada pela redução das alíquotas do ICMS sobre gasolina e energia elétrica nos estados e pelo corte do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim de 2022. Na avaliação das instituições financeiras, o alívio deve ser sentido pelas famílias até o fim deste ano.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.