26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
24/06/2022

Bolsonaro edita MP que limita o reajuste da taxa de laudêmio em 10,06%

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória que estabelece um limite em 10,06% o reajuste da taxa de laudêmio pago por imóveis localizados nos chamados terrenos de Marinha, à beira-mar. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

 

O laudêmio é uma taxa cobrada anualmente pelo proprietário do imóvel daquele que está arrendando, ou seja, de quem tem domínio útil do imóvel. Geralmente, o valor é cobrado em propriedades da União, da Igreja Católica e da Família Real.

 

Segundo o Palácio do Planalto, a partir de 2023, “o lançamento dos débitos observará o percentual máximo de atualização correspondente a duas vezes a variação acumulada” do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – do exercício anterior, ou 10,06%. O menor percentual valerá.

 

Veja também

 

Bolsonaro perde o respeito da PF e do conselho da Petrobras; só falta o Centrão pular da nau

 

Tentando tirar o foco de prisão de Ribeiro, Bolsonaro fala de ditadura

 

Por se tratar de uma medida provisória, ela já está em vigor. Para se tornar lei de forma definitiva, no entanto, precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

 

O objetivo do governo é “corrigir distorções de legislações anteriores, que obrigavam a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) a realizar reajustes de até cinco vezes o IPCA”.

 

“As maiores variações ocorriam quando a Planta de Valores Genéricos (PVG), informada pelos municípios – que ficam com 20% da arrecadação da SPU – era atualizada após anos de defasagem. A planta também é a base de valores de imóveis utilizada pelos municípios para a fixação das cobranças do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)”, explicou a Secretaria-Geral em comunicado à imprensa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Pela legislação, os reajustes aplicados pela SPU são obrigatórios. Neste ano, a secretaria deve disponibilizar os documentos de arrecadação em seu site. Será concedido o parcelamento em até cinco cotas mensais, com o vencimento da primeira parcela ou da cota única para o dia 31 de agosto deste ano, respeitado o valor mínimo de R$ 100 para cada parcela. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.