29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
21/07/2021

Bolsonaro prometeu esplanada com 15 ministérios, começou com 22, e número deve aumentar

Foto: Reprodução

Desde a posse, presidente já recriou a pasta da Comunicações e, agora, estuda recriar o Ministério do Trabalho. Nesse período, Banco Central perdeu o status de ministério.

Uma das bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro, a redução do número de ministérios está cada vez mais distante das promessas do período eleitoral.

 

Nesta quarta-feira (21), Bolsonaro anunciou em entrevista à Rádio Jovem Pan de Itapetininga que uma "pequena mudança ministerial deve ocorrer na segunda-feira" (26). De acordo com o blog da Natuza Nery, o movimento estudado por Bolsonaro inclui a recriação do Ministério do Trabalho.

 

Bolsonaro recebeu do ex-presidente Michel Temer uma estrutura com 29 pastas: 23 ministérios, duas secretarias e quatro órgãos com status de ministério.

 

Veja também 

 

Bolsonaro diz que 'pequena mudança ministerial deve ocorrer na segunda'

 

Inquérito que apura interferência de Bolsonaro na Polícia Federal é prorrogado por 90 dias

Antes da eleição, Bolsonaro prometeu enxugar a estrutura e disse que governaria com no máximo 15 pastas.

 

Na proposta de governo registrada em 2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro defendeu a redução ministerial e criticou o que chamou de “loteamento do Estado”. Para o então candidato, “o país funcionará melhor com menos ministérios”.

 

“Um número elevado de ministérios é ineficiente, não atendendo os legítimos interesses da nação. O quadro atual deve ser visto como o resultado da forma perniciosa e corrupta de se fazer política nas últimas décadas, caracterizada pelo loteamento do Estado, o popular ‘toma lá-dá-cá’”, defendeu Bolsonaro há pouco menos de três anos

 

No entanto, três meses depois, em janeiro de 2019, empossou 22 ministros no Palácio do Planalto, incluindo o presidente do Banco Central, órgão até então com status de ministério.

 

Em junho de 2020, Bolsonaro anunciou a recriação do ministério das Comunicações, elevando o número de pastas a 23.

 

Com a sanção da lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central em fevereiro deste ano, o presidente Roberto Campos Netto perdeu status de ministro. Atualmente a esplanada conta com 22 ministérios.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Caso se concretize a recriação do Ministério do Trabalho, o governo Bolsonaro terá oito pastas a mais do que o prometido aos eleitores em 2018.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.