19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
22/06/2022

Bolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas do Fies

Foto: Reprodução

Texto foi alterado por Câmara e Senado, que aumentaram taxa máxima de desconto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que permite a renegociação de até 99% das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto, que agora vira uma lei, beneficia estudantes que entraram no programa até o segundo semestre de 2017.

 

O desconto de 99% vale para quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou quem tenha sido beneficiária do auxílio emergencial em 2021. Para os demais estudantes, o desconto é de até 77%.

 

A renegociação já pode ser realizada desde março. A ação foi possibilitada por uma medida provisória (MP) editada por Bolsonaro no fim do ano passado. O texto passou por Câmara e Senado, que fizeram alterações, incluindo o aumento da taxa máxima de desconto. A sanção foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

 

Veja também

 

Segunda edição de 2022 do Sisu oferecerá mais de 65,9 mil vagas

 

MEC anuncia parceria com Google para acesso a ferramentas educacionais

Depois de formados, os alunos beneficiados pelo Fies precisam ressarcir o erário. A MP tem por objetivo dar uma porta de saída aos estudantes que estão inadimplentes e, ao mesmo tempo, reduzir o rombo provocados por aqueles que não conseguiram honrar com os compromissos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Uma estimativa do governo aponta que a taxa de inadimplência, considerando os atrasos de mais de 90 dias, gira em torno de 48,8%, e representa cerca de R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.