19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
19/10/2020

Bomba da 2ª Guerra Mundial explode quando pessoas tentavam desativá-la. VEJA VÍDEO

Foto: Divulgação

A bomba chamada de "Tallboy"

 A Segunda Guerra Mundial foi um grande conflito militar global, que durou entre os anos de 1939 até 1945. Esse grande confronto de nações envolveu a maioria dos países do mundo, incluindo todas as grandes potências mundiais. Tratou-se da maior guerra da história e seu saldo chegou a ter 100 milhões de militares mobilizados.

 

Até os dias de hoje consequências desse conflito podem ser vistas. Em uma operação delicada que aconteceu para desativar a bomba de cinco toneladas que estava em um canal perto do mar Báltico acabou ativando a bomba. Por sorte, segundo as autoridades polonesas, ninguém ficou ferido com a explosão.

 

A bomba chamada de "Tallboy", que também é conhecida como "bomba terremoto", foi lançada em 1945 pela Força Aérea Real em um ataque contra um navio de guerra nazista.

 

Veja também

 

Coreia do Norte sequestrou atriz para 'fundar uma nova Hollywood'

 

Traições, isolamento e alcoolismo: saiba como foram os bizarros e angustiantes dias finais de Amy Winehouse

 

Essa bomba foi encontrada em 2019 a 12 metros de profundidade somente com o "nariz" para fora. Ela foi achada durante a drenagem do canal perto da cidade portuária de Swinoujscie, que fica no noroeste da Polônia.

 

A tallboy tinha mais de seis metros de comprimento e carregava 2,4 toneladas de explosivos. Isso é o mesmo que aproximadamente 3,6 toneladas de TNT.

 

Inicialmente, a Marinha polonesa tinha descartado a ideia de fazer uma explosão controlada com medo que ela pudesse destruir uma ponte a cerca de 500 metros de distância do local.

 

Plano

 

 

Então, o plano da marinha era usar a técnica conhecida como deflagração de queima explosiva sem precisar fazer a detonação. Isso seria feito usando um dispositivo que perfura a superfície da bomba e começa a combustão. Tudo feito através de controle remoto.

 

Entretanto no final, ?o processo de deflagração se transformou em detonação. Não houve risco para os indivíduos diretamente envolvidos", disse Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa Costeira da Marinha polonesa com base em Swinoujscie.

 

 

Além disso, também não teve nenhum relato de ferimentos durante a operação ou danos a propriedades.

 

Antes da operação ser iniciada, Lewandowski disse que era um trabalho bem delicado e que "a menor vibração poderia detonar a bomba". Por conta disso, cerca de 750 moradores locais, em uma área de 2,5 quilômetros quadrados, foram evacuados previamente. E alguns moradores disseram que não sairiam.

 

Além disso, o tráfego marítimo no canal de navegação e nas hidrovias que eram próximas também foi suspenso em uma área de 16 quilômetros que circundava a operação para desarmar essa bomba.

 

Explosão

 

Fotos: Reproduções

 

Na época da Segunda Guerra Mundial, a cidade se chamava Swinemuende e era a sede de uma das bases navais mais importantes da marinha alemã. Por isso sofreu grandes bombardeios.

 

E no dia 16 de abril de 1945, a Força Aérea Real da Inglaterra (RAF) enviou 18 bombardeiros Lancaster do 617º Esquadrão, conhecidos como "Dambusters".

 

Esses bombardeiros atacaram com 12 tallboys, incluindo esse que não explodiu na época. Os tallboys foram projetados para explodir no subsolo perto de um alvo. Com isso ele provocaria ondas de choque que causariam mais destruição ainda.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Felizmente, esse tallboy que acabou explodindo na operação não feriu ninguém.

 

 

Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.