02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
03/02/2023

Boneco do Fofão tinha uma faca escondida dentro do corpo?

Foto: Reprodução

Lenda urbana ganhou força nos anos 80 e provocou pânico em pais e crianças

Com o sucesso de M3GAN no cinema e nas redes sociais, os bonecos assustadores ganham novo fôlego na cultura pop. E trazem de volta algumas lendas urbanas brasileiras.

 

Uma delas é sobre o boneco do Fofão, personagem marcante em programas infantis nos anos 80 e 90. Diz a lenda que no interior do boneco tinha uma faca ou adaga negra e que o boneco atacava pessoas.

 

Apesar de o Fofão ter mesmo um material parecido com uma faca em seu interior, a história é falsa, como revelou na década passada Orival Pessini, a mente criativa por trás do personagem, e Deusenir Prieto, um dos criadores do boneco.

 

Veja também

 

Homem passa por cirurgia após ficar com bola presa no ânus

 

Seio turbinado de modelo 'explode', e ela repensa a transformação radical

 

QUEM ERA O FOFÃO

 

Fofão e o seu boneco

Foto: Reprodução

 

Fofão foi um personagem criado e interpretado pelo ator, cantor e artista plástico Orival Pessini. Alienígena do planeta Fofolândia, ele era uma mistura de cachorro, porco, urso e palhaço e tinha como características uma grande bochecha e mãos e pés peludos.

 

A estreia na TV aconteceu no programa Balão Mágico, em 1983. Logo o personagem caiu no gosto do público, e Fofão ganhou um programa próprio, a TV Fofão, que ficou no ar de 1986 a 1989.

 

 

Fofão também foi protagonista de um filme, Fofão e a Nave sem Rumo, de 1989. E de um novo programa na televisão, entre 1994 e 1996.

 

Pessini também emprestou sua voz a Fofão para que ele gravasse músicas. Ao todo foram oito álbuns de estúdio e uma coletânea do personagem. Em 2013, ao comemorar 30 anos de existência, Fofão fez uma turnê pelo Brasil e cantou ao lado de Ivete Sangalo e Kiko, do seriado Chaves.

 

O personagem foi aposentado com a morte de Pessini, aos 72 anos, em 2016. Mas até hoje é homenageado pelo país e é um dos integrantes originais da Carreta Furacão.

 

A LENDA URBANA

 

Aproveitando o sucesso do personagem na TV, a fabricante de brinquedos Mimo lançou nos anos 80 o boneco do Fofão. Foram vendidos mais de 4 milhões de unidades.

 

 

O boneco tinha a cabeça de plástico e o corpo de pano, com enchimento. Ao apertar o peito e a barriga, era possível sentir um objeto pontudo dentro dele. Foi o suficiente para se espalhar a lenda de que ele carregava uma faca.

 

Numa época sem internet, o boato passou de boca a boca e ganhou detalhes: Fofão atacava e matava as crianças ou obrigava as pessoas a fazerem algo que não queriam.

 

Quem tinha a coragem de abrir o boneco se assustava. De fato tinha algo parecido com uma faca dentro dele.

 

O mistério foi totalmente resolvido em entrevista de Pessini ao programa Roberto Justus+, exibido pela RecordTV em maio de 2014.

 

"Como o corpo era mole e a cabeça pesada, então tinha uma rodela, onde era encaixado o pescoço do boneco, e dessa rodela saía um pino plástico que se encaixava no corpo do boneco e ele ficava direitinho assim", explicou Pessini.

 

Em 2015, Deusenir Prieto, gerente do departamento de engenharia da Mimo nos anos 80, deu entrevista à revista Mundo Estranho e corroborou a explicação.

 

Como o enchimento do boneco era de isopor muito compactado, eles precisavam de um objeto que conseguisse penetrar nas fibras para fazer a junção da cabeça com o corpo.

 

Por isso, a Mimo decidiu usar essa estrutura de plástico firme dentro do Fofão. Segundo Deusenir, apesar de ser um objeto pontiagudo, ele seguia as normas de segurança para brinquedos na época.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E, é claro, não há nenhum relato comprovado de que alguma criança tenha sido atacada pelo boneco.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.