26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
31/01/2023

Borboletas realmente fazem xixi? VEJA E TIRE A SUA DÚVIDA

Foto: Reprodução

Quando os mamíferos fazem xixi, eles estão trabalhando para remover o excesso de toxinas do seu corpo. Para isso, os rins precisam transformas essas substâncias em um líquido enviado para a bexiga: a urina.

 

Porém, será que essa é uma necessidade biológica que outros animais também sentem? As borboletas, por exemplo, fazem xixi como os humanos?

 

Na realidade, elas não têm os órgãos necessários para fazê-las urinar. Sendo assim, a resposta é não, as borboletas não produzem esse mesmo tipo de líquido. Só que isso também não quer dizer que elas não possuem mecanismos para eliminar as toxinas que seus corpos absorvem no processo de alimentação. Entenda mais sobre esse assunto nos próximos parágrafos!

 

Veja também

 

Fugu: o prato mais perigoso (e caro) do Japão é feito com baiacu venenoso

 

Curiosidades sobre o tradicional bolo de aniversário gigante de São Paulo

 

DIETA DAS BORBOLETAS

 

(Fonte: Shutterstock)

 

Embora a urina das borboletas não seja igual a nossa, elas podem borrifar o excesso de líquido que seu corpo não precisa mais por meio de um pequeno orifício sob seu abdômen. Afinal, a maioria dos insetos também requer um pouco de água para impedir que seus corpos desidratem ao longo dos dias.

 

Uma borboleta obtém a maior parte da água através da sua dieta líquida de néctar. Embora esse alimento forneça toda a energia que precisam para sobreviver, ele não é exatamente uma substância com muitos nutrientes. Sendo assim, para obter sódio e outros minerais, essas pequeninas criaturas possuem outro truque.

 

É comum entre esse tipo de inseto realizar uma ação chamada "poçar", que ocorre quando se acumulam ao redor de fezes de outros animais ou na cobertura morta de frutas podres. Nesse momento, as borboletas estão nada mais do que bebendo os sais e minerais que precisam da matéria líquida em que pousaram.

 

PROCESSOS BIOLÓGICOS

 

(Fonte: Shutterstock)

Fotos: Reprodução

 

Para os machos, o processo de obtenção de sais e minerais também ajuda na criação de feromônios usados para atrair parceiros reprodutivos. Enquanto isso, as borboletas fêmeas também precisam desses minerais para ajudá-las na produção de seus ovos. E em relação ao cocô? Parecido com o que falamos anteriormente sobre o ato de urinar, as borboletas também são bem diferentes do que nós.

 

O sistema digestivo desses animais lhes permite somente consumir líquidos e, novamente, todo o excesso é mandado embora pelo abdômen. No entanto, quando elas ainda estão na fase de larvas, elas podem comer até 27 mil vezes o seu próprio peso corporal.

 

Agora que sabemos que elas não fazem realmente xixi e cocô em termos científicos, o que é esse líquido que elas liberam? Como todo o objetivo das borboletas é tentar reter o máximo de sódio e quaisquer outros minerais que possam estar presentes em suas dietas, o que sobra para elas liberarem é basicamente o conteúdo de água.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Portanto, é sim possível afirmar que esses insetos têm a mesma necessidade de "ir ao banheiro" em sua rotina diária, mas isso não quer necessariamente dizer que o conteúdo liberado pode ser chamado de urina e fezes, entendeu?

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.