NOTÍCIAS
Esportes
Bortoleto ganha comparações com Leclerc e encara expectativas da F1
Foto: Divulgação

Campeão da F3 e Fórmula F2, o brasileiro está em seu primeiro ano na Fórmula 1, se tornando o estreante com a menor quilometragem prévia

Gabriel Bortoleto ganhou uma oportunidade de ouro de pilotar um carro da Fórmula 1 logo após a conquista do título da F3 em 2023 e da F2 em 2024. Com isso, ele se tornou o estreante com a menor quilometragem prévia em carros de F1, assumindo a Sauber, considerada a equipe mais fraca do grid.

 

Com um início promissor nas categorias de base, a ascensão de Bortoleto chama a atenção das casas de apostas, posicionando o jovem como uma das futuras estrelas da Fórmula 1. Jogue com responsabilidade.

 

Após cinco corridas, Bortoleto não conseguiu completar apenas a sua estreia. Até agora, ele vem fazendo um bom trabalho, considerando as limitações do carro que tem. Seu melhor resultado foi na China, onde terminou em 14º lugar.

 

Apesar disso, o brasileiro enfrenta a pressão e até algumas críticas, principalmente de fãs mais velhos, acostumados com nomes como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, que tinham carros mais competitivos e brigavam por vitórias.

 

Porém, é importante entender que, neste primeiro ano, o foco com a Sauber é terminar as corridas, evoluir e ganhar experiência, já que o carro não tem condições de brigar por pontos.

 

Diretor compara Bortoleto a Charles Leclerc

 

Beat Zehnder, diretor de programas e operações da Sauber, conversou com o Motorsport.com e falou sobre Gabriel Bortoleto. Segundo ele, o brasileiro, que chegou no início da temporada, é autocrítico, assume erros, se mostra aberto a ouvir e faz críticas construtivas para a sua equipe.

 

"Ele é muito transparente e autocrítico. Ontem ele estava desapontado consigo mesmo porque Nico foi um pouco mais rápido do que ele. O objetivo do Gabriel é ser mais rápido do que Nico e ele é muito transparente quanto a isso. Se comete um erro, ele admite, é muito aberto e faz críticas construtivas à equipe sobre o que precisa para ser mais rápido”, apontou.

 

Zehnder ainda fez uma comparação do brasileiro com Charles Leclerc, piloto da Ferrari. Segundo ele, são pilotos do mesmo nível em termos de ética de trabalho.

 

"Pra mim, ele provavelmente está no mesmo nível de Leclerc em termos de ética de trabalho — trabalhando junto com os engenheiros e o tempo que passa com eles querendo entender cada mínimo detalhe", afirmou o diretor, que chegou a trabalhar com Leclerc na Alfa Romeo.

 

Beat Zehnder também mostrou esperança de que a equipe consiga dar um carro melhor para Gabriel Bortoleto ainda na temporada atual, fazendo com que o brasileiro brigue por pontos.

 

"Eu realmente espero que, ao longo desta temporada, a gente consiga dar a ele um carro que permita marcar pontos, porque ele merece. Ele é um excelente piloto", finalizou o diretor da Sauber.

 

Próximos passos de Gabriel Bortoleto

 

As expectativas para a Sauber em 2025 não são das melhores. A tendência é que a equipe continue com o pior carro do grid, então é importante que Gabriel Bortoleto se concentre em terminar as corridas e ganhar experiência.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.