Ex-auxiliar de Artur Jorge assume o time após demissão de Martín Anselmi
Botafogo anunciou nesta quinta-feira a contratação do técnico Franclim Carvalho. O português foi auxiliar de Artur Jorge nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024. Ele é aguardado no Rio de Janeiro até o próximo sábado.
Pelo desejo de dar início na carreira de treinador principal, Franclim Carvalho não seguiu junto de Artur Jorge para Cruzeiro. Aos 38 anos, o português, que era responsável pela parte ofensiva na antiga comissão, também recebeu contatos do Tondela, clube de seu país. No entanto, a situação ruim da equipe, que está na zona de rebaixamento do campeonato português, e a possibilidade de começar sua trajetória em um clube da relevância do Botafogo fazem com que Franclim esteja mais inclinado para o alvinegro, conforme o próprio relatou a pessoas próximas.
Franclim, aliás, cumpre alguns requisitos que John Textor tem buscado para o cargo de técnico do Botafogo: é um profissional jovem e que pode trazer certa modernidade tática para a equipe e formado na escola portuguesa, algo que o empresário americano valoriza. Além disso, o fato de não ser tão caro e de já conhecer o futebol brasileiro e a estrutura alvinegra pode favorece-lo.
Veja também

Allan, do Corinthians, pede desculpas após expulsão por gesto obsceno: 'Não representa meus valores'
Fluminense domina no Maracanã, vence o Corinthians e encosta na liderança do Brasileirão
Até chegar ao alvinegro, a única oportunidade de Franclim Carvalho como técnico de uma equipe principal foi em 2021, quando esteve no comando do B Sad (Belenenses) em 18 partidas. Foram três vitórias, seis empates e nove derrotas na ocasião.
Franclim Carvalho é o novo técnico do BOTAFOGO! ????
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 2, 2026
Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2024, português retorna ao Clube para assumir o comando do elenco profissional. Bem-vindo de volta à Família Botafogo! ? #BFR pic.twitter.com/TWti2LIKiQ
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Desde a demissão de Martín Anselmi, a diretoria do Botafogo avaliou diversos profissionais que poderiam assumir o cargo de técnico da equipe. Tite, Juan Pablo Vojvoda, Fernando Diniz e Hernán Crespo foram alguns dos nomes estudados. No entanto, por particularidades referentes a cada um dos treinadores avaliados — como o fôlego para assumir um novo trabalho, as características de trabalho e o valor salarial —, John Textor, dono da SAF alvinegra, decidiu apostar em Franclim.