Maior medalhista olímpica do país competirá no salto, enquanto seleção busca vaga para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.
A seleção brasileira feminina de ginástica artística está pronta para a disputa do Campeonato Pan-Americano 2026, que terá início nesta quarta-feira na Arena Carioca, localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Após o treino oficial realizado nesta segunda-feira (15), o técnico Francisco Porath definiu a escalação da equipe brasileira e confirmou a participação de Rebeca Andrade, principal estrela da modalidade no país, na prova de salto.
Para equilibrar a equipe, a medalhista olímpica Júlia Soares terá uma participação mais ampla, competindo nos aparelhos de solo, trave e barras paralelas. Já Gabriela Bouças, Sophia Weisberg e Thaís Fidélis atuarão nos quatro aparelhos da competição. Gabriela Barbosa foi escolhida como atleta reserva.
Veja também

Fifa arquiva investigação e inocenta árbitro acusado de gesto ligado à supremacia branca
Brasil chega à Copa de 2026 com trio de goleiros experientes e confiança na busca pelo hexa
A estreia do Brasil está marcada para esta quarta-feira, a partir das 17h45. As ginastas brasileiras disputarão a fase classificatória ao lado das seleções da Colômbia, México e Guatemala.
A ordem de apresentação da equipe será iniciada nas barras paralelas, seguida pela trave, solo e, por fim, o salto.
Além da disputa por medalhas, o torneio continental possui grande importância no calendário internacional. A competição distribui vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027 e também para o Campeonato Mundial de Ginástica, que será realizado em outubro, em Roterdã, na Holanda.
O Mundial servirá ainda como etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, aumentando o peso da competição para todas as seleções participantes.
Além de Rebeca Andrade, o público poderá acompanhar outras estrelas da ginástica das Américas, como a campeã olímpica Hezly Rivera, dos Estados Unidos, a canadense Aurelie Tran e a multicampeã mundial Lia-Monica Fontaine.
As finais do individual geral acontecerão na sexta-feira, enquanto as decisões por aparelhos estão programadas para domingo.
ESCALAÇÃO DO BRASIL
Barras Paralelas
Thaís Fidélis
Sophia Weisberg
Gabriela Bouças
Júlia Soares
Trave
Thaís Fidélis
Júlia Soares
Sophia Weisberg
Gabriela Bouças
Solo
Thaís Fidélis
Júlia Soares
Sophia Weisberg
Gabriela Bouças
Salto
Gabriela Bouças
Sophia Weisberg
Rebeca Andrade
Thaís Fidélis
Reserva
Gabriela Barbosa
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Com uma equipe experiente e recheada de talentos, o Brasil entra no Pan-Americano como um dos favoritos ao pódio e mira mais uma campanha de destaque no cenário continental.