O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, não conquistou nenhuma estatueta no British Academy Film Awards, o Bafta — premiação conhecida como o “Oscar britânico”. A cerimônia aconteceu neste domingo (22), em Londres.
O longa brasileiro concorria em duas categorias. Na disputa por Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enfrentava quatro produções internacionais: Apenas Um Acidente (França), Sirât (Espanha), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Valor Sentimental (Noruega), que acabou levando o troféu. O mesmo grupo de filmes também disputa espaço com “O Agente Secreto” na categoria de Filme Internacional do Oscar.
Na categoria de Melhor Roteiro Original, concorriam Eu Juro, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores, que saiu vencedor. A lista de indicados do Bafta foi bastante semelhante à do Oscar, com uma diferença importante: a premiação britânica incluiu “O Agente Secreto” no lugar de Blue Moon, escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Veja também

Quadriciclo é apreendido durante expedição de Richard Rasmussen na Transamazônica. VEJA VÍDEO
Este foi o segundo ano consecutivo com produções brasileiras entre os indicados ao Bafta. Em 2025, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, também concorreu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas o prêmio ficou com Emilia Perez.
Apesar da expectativa, Wagner Moura não apareceu entre os indicados a Melhor Ator. O nome do artista sequer integrou a pré-lista divulgada em 9 de janeiro.
Na categoria de Direção de Fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso não venceu pelo trabalho em Sonhos de Trem. O prêmio ficou com Uma Batalha Após a Outra. Também concorriam profissionais ligados aos filmes Frankenstein, Marty Supreme e Pecadores.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Já a cineasta Petra Costa disputou com o documentário Apocalipse nos Trópicos, mas a estatueta foi entregue a Mr. Nobody Against Putin. Mesmo sem prêmios, a presença brasileira entre os indicados reforça o espaço que o cinema nacional vem conquistando nas principais premiações internacionais. Agora, as atenções se voltam para o Oscar, onde “O Agente Secreto” ainda disputa a categoria de Filme Internacional.