27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
19/11/2020

Brasil reduz testes de Covid, essenciais para controlar a pandemia

Foto: Reprodução

O total de testes moleculares (RT-PCR) para diagnóstico da Covid-19 realizados no Brasil voltou a cair em outubro (veja média diária no gráfico acima). Foi o segundo mês seguido de queda, de acordo com dados compilados pelo Ministério da Saúde.


A queda no tipo de testes mais indicado para identificar pacientes com infecções recentes é vista com preocupação pelos especialistas. Os pesquisadores defendem que o Brasil deveria estar no caminho inverso: ampliando os testes para rastrear e frear o avanço da pandemia.

 

Isso porque, depois de meses de pandemia, já é sabido que o coronavírus é transmitido principalmente entre contatos próximos e logo nos primeiros dias após o aparecimento dos sintomas de Covid-19.

 

Veja também

 

Vítimas da Covid-19, casal morre com 5 horas de diferença

 

Mundo registra novo recorde de mortes por Covid: África ultrapassa 2 milhões de casos

 

O rastreamento de contatos nada mais é do que identificar e acompanhar as pessoas que foram expostas à doença (leia mais abaixo). Ele já foi adotado para controlar a propagação de outras doenças infecciosas.

 

A falta de isolamento dos infectados causa surtos que podem ser controlados pela implementação de medidas direcionadas. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é encontrar os casos, isolar, testar e rastrear.

 

“Para rastrear um contato, você precisa do diagnóstico da pessoa. Quanto mais tivermos disponível o teste RT-PCR, mais vamos rastrear os casos secundários. Se ficarmos na ignorância de dados, não teremos sucesso. Precisamos detectar pessoas com ou sem sintomas do coronavírus”, alerta a infectologista Rosana Richtmann.


Segundo ela, além do teste, é importante saber três coisas com relação à transmissão: há quanto tempo a pessoa foi exposta ao vírus, em que ambiente ocorreu essa exposição e se houve ou não distanciamento. “Com essas três coisas já conseguimos fazer o rastreamento”, diz.

 

O físico Vitor Mori, pós-doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Vermont (EUA) e membro do Observatório Covid-19 BR diz:

 

"Todo mundo fala da importância do rastreamento, mas não é simples. Precisa de estrutura. Talvez o grande desafio é a testagem. Detectar o vírus na pessoa é importante. Se não fizermos, não sabemos quem está infeccioso. Acabamos baseando o rastreamento só nos sintomas, mas existem os assintomáticos".


Testes em baixa


Os dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil fez menos testes do tipo RT-PCR em setembro e em outubro do que nos meses anteriores. A pasta divulgou dados absolutos dos testes realizados ao longo do ano até setembro. Em comparação com agosto, a queda foi de 11,5% – uma diminuição de 122.944 testes.

 

Entretanto, os dados completos não foram divulgados para outubro nos mesmos moldes. A queda só foi verificada porque a média diária foi divulgada: foram 31.492 testes por dia em setembro, contra 28.664 em outubro.

 

Os testes do tipo RT-PCR, também conhecidos como testes moleculares, são aqueles que detectam o genoma do vírus (o RNA viral) na amostra – ele é considerado o padrão-ouro e serve para o diagnóstico de fato, porque, se o genoma do vírus é encontrado na amostra, a pessoa está infectada.

 

“É possível trabalhar o conjunto de sintomas, sem o teste [para rastrear]. Mas isso é mais difícil, porque você não pega uma porcentagem de assintomáticos”, diz o físico Vitor Mori.

 

Outro tipo de teste, chamado de teste rápido, não é eficaz para o rastreamento. Isso porque ele serve para determinar se a pessoa já teve contato com o vírus no passado – e o rastreamento de contatos tem uma função anterior: colocar em quarentena quem está com o vírus ativo.

 

“Se a pessoa apresenta sintomas hoje, a ideia do rastreamento é isolar essa pessoa e todas com quem ela teve contatos nos últimos três dias. É conseguir 'quarentenar' a pessoa antes que ela entre na fase de infectar outras pessoas”, explica Mori.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Covid-19 no Brasil: taxa de transmissão volta a subir e país tem alta no número de mortes

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.