03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
21/05/2023

Brasil vai além dos vetos, convoca 64 jogadores e se posiciona como favorito no Mundial Sub-20

Foto: Divulgação

Apesar das dificuldades com não liberação de joias, Ramon abre o leque em menos de um ano de preparação para formar time que chega à Argentina campeão sul-americano e invicto em 2023

 Consistência defensiva, repertório ofensivo, e, acima de tudo, capacidade de adaptação. O desafio de um Mundial é gigantesco, mas é inegável que o Brasil chega à Argentina para lutar pela sexta conquista após um ciclo curto, complicado e animador.

 

A preparação até a estreia diante da Itália, neste domingo, às 18h (de Brasília), no estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, foi marcada por um problema que virou rotina: a não liberação de jogadores.

 

Não foram poucas as vezes em que Ramon Menezes teve que refazer listas e encontrar alternativas entre os nascidos acima de 2004. A invencibilidade em 2023 somada ao título sul-americano colocam o Brasil entre os favoritos apesar do cenário adverso.

 

Veja também

 

Palmeiras e Santos empatam sem gols na Vila Belmiro e frustram suas ambições no Brasileirão

 

São Paulo tem o maior público e renda do ano no Morumbi em vitória contra o Vasco

 

Números do ciclo


- 100+ jogadores observados
- 64 jogadores convocados
7 convocações
20 partidas
14 vitórias
4 empates
2 derrotas
1 título
46 gols marcados
16 gols sofridos
 

Da primeira convocação, em junho de 2022, até o Mundial, foram sete listas e 64 jogadores convocados entre mais de 100 observados pela comissão técnica. Se não tem peças de destaque inquestionável, como Vitor Roque e Endrick, vetados por Athletico-PR e Palmeiras, o Brasil volta ao Mundial depois de oito anos com um elenco forjado na adversidade e que está acostumado a jogar junto desde categorias inferiores.

 

- Temos uma geração muito forte 2004, 2005, tivemos dois jogadores 2006 no Sul-Americano. Então, o potencial é muito grande e sempre falo para esses atletas para buscarem a concentração. O futebol passa muito por vencer, e o que aconteceu no Sul-Americano foi muito bom para todos.

 

- O jogador tem que vir com o objetivo de seguir vestindo a camisa do Brasil, fazer um processo olímpico e chegar na principal. São muitos nomes com histórico de seleção, o que é importante, desde o sub-15 - disse Ramon Menezes.

 

Ramon Menezes comanda o Brasil no Mundial Sub-20 — Foto: Pedro Vale / Foto FC

Ramon Menezes comanda o Brasil no Mundial

Sub-20 (Foto: Pedro Vale / Foto FC)

 

Desde que o treinador assumiu a Seleção, foram 20 partidas, com 14 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas. O Brasil marcou 46 gols no período e sofreu 16. No recorte apenas em 2023, a performance é ainda melhor, com nove vitórias e três empates em 12 jogos.

 

Em nenhuma das vezes que o Brasil entrou em campo em 2023 sofreu mais do que um gol, totalizando seis sofridos e outras seis ocasiões com baliza em branco. No ataque, 25 gols foram marcados. Desempenho que deu ao país a classificação com título invicto no Sul-Americano disputado entre janeiro e fevereiro, na Colômbia.

 

Dos 21 convocados para a disputa na Argentina, 15 jogadores estiveram naquela competição e a memória viva dos momentos vitoriosos é um dos trunfos de Ramon para o Mundial.

 

"A atmosfera criada é muito importante. O nosso ambiente é muito bom e vamos continuar dessa maneira"

 

- Sempre digo para eles que todos são muito importantes, todos tiveram seu espaço no Sul-Americano e vai ser assim agora também. Não ganhamos só com 11. Se eu fico como opção, meu colega está me representando e depois vou ter minha oportunidade. E essa é uma geração que tem esse entendimento.

 

Com um time base que tem nomes que tiveram oportunidade até mesmo na seleção principal recentemente, como o goleiro Mycael, o lateral Arthur, o zagueiro Robert Renan e o volante Andrey Santos, Ramon fala da importância de ter tantos jovens já com rodagem entre os profissionais, além de cinco peças que já atuam na Europa.

 

- A experiência é muito importante por já estar no profissional. Você ganha convivendo com jogadores com maior rodagem. Por outro lado, você perde no aspecto físico por não ter uma sequência. Então, tem que trabalhar muito a parte psicológica e converso muito com eles sobre isso para a manutenção do foco. Tem que trabalhar ainda mais mesmo que tenha pouca minutagem.

 

Marcos Leonardo combinou liberação antes do Sul-Americano — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Marcos Leonardo combinou liberação antes do

Sul-Americano (Foto: Rafael Ribeiro / CBF

 

Artilheiro do período de preparação com sete gols, Vitor Roque é uma ausência sentida. O substituto Marcos Leonardo, no entanto, não fica atrás. Apesar de não ter sido liberado pelo Santos para a maioria dos amistosos, o camisa 9 marcou seis gols em apenas dois jogos: quatro contra o Uruguai e dois contra o Chile. Promessa de bola na rede, apesar das características distintas.

 

- São dois jogadores que têm a definição da jogada, o que é muito importante. O Marcos consegue dar o ataque a profundidade com certa velocidade, que o Roque fazia muito bem. O Roque nos oferecia a possibilidade de fazer externo. Acho que essa é a diferença. O Marcos é mais de presença de área e tem técnica para se movimentar. E temos também o (Matheus) Nascimento que ataca o espaço com muita inteligência e movimentação.

 

Jogos do Brasil no Mundial Sub-20


Domingo, 21/05, 18h - Itália x Brasil - Estádio Malvinas Argentinas - sportv
Quarta, 24h/05, 18h - Brasil x Rep. Dominicana - Estádio Malvinas Argentinas - sportv
Sábado, 27/05, 15h - Brasil x Nigéria - Estádio Ciudad de La Plata - sportv

 

O Brasil está no Grupo D do Mundial e, além dos italianos, terá pela frente a Nigéria, quarta-feira, e a República Dominicana, sábado, pela primeira fase. Os dois líderes de cada chave avançam às oitavas, assim como os quatro melhores terceiros colocados.

 

Vice-campeão na última vez que disputou o Mundial, em 2015, quando perdeu a final para a Sérvia na prorrogação, o Brasil não se classificou em 2017 e 2019, mas tem a chance de recuperar a hegemonia na categoria igualando a hexacampeã e dona da casa Argentina. A Seleção já levantou o troféu mais importante das categorias de base em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011.

 

Convocação da seleção brasileira


Goleiros: Mycael (Athletico-PR) Kaique (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo)
Laterais: Arthur (América-MG), André Dominique (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro)
Zagueiros: Jean (Coritiba), Douglas Mendes (Liefering - Áustria), Robert Renan (Zenit)
Meio-campistas: Marlon Gomes (Vasco), Andrey (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians), Ronald (Grêmio)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Atacantes: Marcos Leonardo (Santos), Giovani (Palmeiras), Matheus Martins (Watford), Matheus Nascimento (Botafogo), Savio (PSV Eindhoven), Kevin (Palmeiras), Giovane (Corinthians), Marquinhos (Arsenal)

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.