02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
28/02/2024

Brasil vive aumento de casos graves de dengue, diz ministra Nísia Trindade

Foto: Reprodução

A ministra da Saúde afirmou que a crescente de casos graves está relacionado aos diferentes sorotipos da doença em circulação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na terça-feira, 27/2, que o número de casos graves de dengue estão aumentando no país. De acordo com a última atualização do Painel de Arboviroses, do Ministério da Saúde, são mais de 970 mil casos da enfermidade e 195 óbitos, além de outros 672 em investigação.

 

“Há um aspecto de preocupação que é o aumento de casos graves. Isso preocupa e tem relação com os sorotipos de dengue”, iniciou a ministra. “Em muitos casos que tínhamos prevalência do sorotipo 1, está mudando para grande infecção do sorotipo 2, como é o caso do Distrito Federal. Há fatores ambientais, sócio ambientais e também a dinâmica do vírus, a sua variabilidade”, acrescentou a ministra.

 

De acordo com o boletim epidemiológico atual, apresentado pela secretária da Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, o indicador de letalidade da doença está menor do que no ano passado. Este ano está em 0,02, enquanto em 2023 alcançou 0,07 - a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que esse indicador seja menor do que 1. A secretária, no entanto, reiterou que o pico de casos do ano passado já foi ultrapassado nas primeiras semanas deste ano.

 

Veja também 

 

Terapia com CAR-T mostra bons resultados para tratar lúpus, diz estudo

 

Após recorde em 2023, Hemoam reforça campanha para aumentar doações de plaquetas

“Nós antecipamos a subida, não sabemos ainda quando vai ser a descida, se ela vai ser sustentada, se ela vai ser tão rápida quanto a subida”, comentou Maciel. Ela ainda disse que não é possível afirmar se haverá uma nova subida de casos, mas que a tendência de agora é de ter uma diminuição. Nas próximas duas semanas, segundo ela, poderá ser feita essa projeção com mais certeza.

 

Foto: Reprodução

 

A ministra da Saúde ainda relembrou a mensagem que vem reforçado desde o início do ano. “Volto a aquele mantra que tenho falado sempre: previnir e ter o cuidado adequado”, finalizou.Sobre a proximidade da marca de 1 milhão de casos da dengue, a ministra garante que é necessário aumentar cuidado onde ainda não há tantos casos de dengue.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Há um aumento efetivo de número de casos, muito elevado. Temos que trabalhar onde não há ainda esses casos aumentar o controle dos focos”, comentou.O ministério fará no próximo sábado, 2/3, um “Dia D” de combate à dengue. O foco será na ação de eliminação de focos do mosquito. Uma campanha convocando a população brasileira começará a ser exibida ainda nesta terça-feira (27/2) nas redes sociais e televisão.

 

Fonte: Correio Braziliense  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.